Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ensaios em pessoa - Tema: “Satanás, quem diabos é ele?”


Por Irineu Siqueira Neto

Meu irmão, minha irmã, ontem 08/06/2016 eu ministrei o Culto de estudo da Palavra de DEUS em uma missão da Igreja a qual sou membro.

E eu gostaria de compartilhar com os irmãos este conteúdo!

Segue o esboço, confira:


Abertura: 
João 2:7-10 “Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. 
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala
ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

JESUS CRISTO tem o melhor para nós ainda por nos servir!

Ao contrário do Filho de DEUS, o diabo engana o ser humano servindo o melhor vinho primeiro, ou seja, mostrando só a parte boa e prazerosa das tentações para depois de enredado nas trevas, revelar as nefastas consequências do pecado e sua perdição eterna.

Tema: “Satanás, quem diabos é ele?” 

Efésios 6:11 / 14,17( descrição da armadura) “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

Ainda que Deus a tenha providenciado, o indivíduo cristão tem a responsabilidade de vesti-la; isto é, ele deve conscientemente se apropriar do poder que o Senhor Jesus Cristo põe à sua disposição.

Os demônios procuram nos assaltar nas coisas que estão relacionadas à nossa alma e esforçam-se para apagar a imagem celestial de nossos corações. Devemos decidir, pela graça de Deus, a não nos rendermos a Satanás.

Não há nada para as costas; nada que defenda aqueles que se retiram da guerra cristã. Nesta guerra neutralidade é traição!



*1° Ele tenta reter as respostas de oração: 
 Daniel 10:13 
– “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.”

Lucas 18:1,8 A viúva insistente

“Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.”

A insistência da viúva é a lição da parábola.

1 Tessalonicenses 5:17
“Orai sem cessar.”

*2° Inimigo de nossas almas: 
1 Pe 5:8 - "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”
Zacarias 3:1 “E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.”

O plano de Satanás é devorar e destruir almas. Ele sempre está maquinando a quem perseguir para levar à ruína eterna.

O nosso claro dever é ser sóbrios, isto é, governar o homem exterior e o interior com as regras da temperança, pensar de maneira sensata. Vigiemos e suspeitemos do perigo constante deste inimigo espiritual, e evitemos com atenção e diligência seus desígnios.

*3° Mentiroso: 
João 8:44 – “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”
É mentiroso, e realiza todas as suas tentações chamando de bom aquilo que na verdade é mau, e chamando de mau aquilo que é bom, prometendo liberdade para aqueles que pecarem.

Ele é o autor de todas as mentiras; os mentirosos se parecem com ele, e terão a sua parte juntamente com ele para todo o sempre.

*4° Assassino: 
João 10:10 – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

O pecado entrou em mundo pelo demônio, e pelo pecado chegou a morte (Romanos 5:12). 

Se não tivesse havido tentação, não existiria o pecado, e se não tivesse havido pecado, não existiria a morte. De maneira que, em certo sentido, o diabo é o homicida de toda a raça humana.

*5° Tentador: 
Mateus 4:3 – “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.”

Tg 1.13 – Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.”

As principais versões da Bíblia em língua portuguesa indicam que todos passarão por tentações. A questão não é “se”, mas “quando” vamos ser tentados.

O dever do cristão não é somente guardar-se da tentação pecaminosa, mas também das coisas que conduzem ao pecado ou que têm a aparência do mal.

*6° Está próximo a nós: 
Efésios 4:27 “Não deis lugar ao diabo.”

O diabo espera qualquer oportunidade para nos atacar, ele só pode atingir e ferir quando encontra uma brecha.

Damos lugar ao Diabo quando os primeiros indícios de pecado não magoam a nossa alma, quando consentimos com estes e repetimos uma obra má. Este fato nos ensina que é pecado quando alguém se rende e permite que o Diabo venha a si. Devemos resistir ao Diabo, tendo o cuidado de não termos em nossa vida nenhuma aparência do mal.

*7° Perambula pela terra: 
Jó 1:7 – “Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.”

O diabo será lançado no lago de fogo, que é a segunda morte:

Apocalipse 20:10 “O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.”

Apo 20:14 = Inferno

*8° Só vai até onde DEUS permite:
 
Jó 1:12 – “E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.”
Jó 2:6 – “E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.”
Aqui, satanás precisa receber a permissão de DEUS para atacar Jó. Isso indica que DEUS limita e tem controle sobre o poder do inimigo. Ações satânicas são freadas por DEUS e esta certeza nos dá força e segurança.


*9° É um derrotado: 
Lucas 10:17-19 “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.”

Ressalva: 20 “Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus".

Romanos 8:37 – “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”



*10° Em CRISTO, o diabo não nos toca:
1 João 5:18 – “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.”
Um bom relacionamento com DEUS, resulta na certeza de uma posição protegida em CRISTO em meio a um mundo hostil.

Isaías 54:17 – “Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles", declara o Senhor.”

Números 23:23 - “Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito!”

Macumba não pega em Crente!!

 

4 comentários:

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...