Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 22 de abril de 2016

10 versículos bíblicos para ansiosos, estressados e nervosos


Que atire a primeira pedra quem nunca ficou ansioso por situações diversas, ou nervoso ou mesmo estressado. Essas coisas podem acontecer em nossas vidas e acontecem. 

Porém, o grave problema que vivemos hoje é que muitas vezes acabamos ficando com esses sentimentos diariamente em nosso coração, trazendo graves problemas para nossa vida espiritual, psicológica e, em muitos casos, até mesmo para o nosso físico, que é altamente afetado quando cultivamos emoções negativas. 

A boa notícia é que Deus sabe disso e espalhou por toda a Bíblia Sagrada diversos

  versos nos instruindo a respeito do estresse, do nervosismo e da ansiedade, nos ajudando assim a lidarmos e vencermos esses problemas.


Verso 1 – Quando a raiva aparecer não peque

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4:26)

Sentir ira é algo que acontece com todos. Mas a orientação de Deus é que saibamos que esse sentimento virá, pois ele é próprio do ser humano, mas não deixemos ele nos dominar ao ponto de nos acompanhar quando formos dormir e acordar junto conosco pela manhã. Resolver as iras o quanto antes é algo fundamental!

Verso 2 – Não colha frutos ruins!

“Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Salmos 37:8)

Quando você cultiva uma árvore frutífera, você certamente comerá dos frutos que ela te dará em troca de todo o seu cuidado para com ela. Se você cultiva sentimentos negativos como raiva, ódio, fúria, irritação, ansiedades, eles também te darão frutos. Aliás, os piores. E o pior: Você terá que “comê-los”. E o pior ainda: te farão muito mal. Sabendo disso, por que não parar de plantar esse tipo de “árvore” em sua vida?

Verso 3 – Mais oração, menos ansiedade

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Ansiedade já foi definida como excesso de futuro. Ou seja, um pensamento exagerado naquilo que nem chegou ainda. A orientação de Deus é simples: faça uma troca! Troque a ansiedade pela oração. Peça a Deus sobre seu futuro e ponto. Sabendo que Deus está com seu futuro em mãos, olhando por você, curta o seu presente prazerosamente sem a ansiedade por perto.

Verso 4 – Cuide da parte mais preciosa da sua vida: a sua mente

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

É dentro da mente que tudo acontece. Sabemos que se comermos porcarias por muito tempo e exageradamente, isso resultara em obesidade e problemas de saúde graves. A mesma coisa acontece quando colocamos porcarias para dentro da nossa mente. Proteja sua mente, não deixe que nada que desagrada a Deus entre nela e faça morada e gere lixo indesejável.

Verso 5 – Colher bons frutos requer paciência

“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas” (Tiago 5:7).

Não é fácil ser paciente em meio ao desconforto e à dor. Mas é necessário. De que adianta o estresse, a ira, a ansiedade? Um agricultor nervoso, estressado e ansioso não conseguirá, tendo esses sentimentos, acelerar a produção dos frutos de sua lavoura, não é verdade? Nós também não conseguimos resolver coisas mais rápido e melhor com esses sentimentos. Troque todos eles pela paciência, ainda que seja difícil

Verso 6 – Simplesmente não desista

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança” (Romanos 5:3).

Perseverança é a capacidade de permanecer firme em seus propósitos mesmo com oposições fortes e desafiadoras. Aproveite os problemas não para arrumar outros problemas como estresse, ansiedade e nervosismo, aproveite-os para exercitar a sua perseverança e fazer dela algo que possa sempre ser acessado quando as tribulações aparecerem. Uma vez que você aprendeu a usar a sua perseverança, nenhum problema será capaz de destruí-la!

Verso 7 – Coma alegria!

“Todos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo” (Provérbios 15:15)

Os médicos dizem que a pessoa é o que ela come, referindo-se à importância da alimentação. Quem cultiva um coração alegre “comerá” um banquete contínuo. Isso é uma capacidade adquirida. Alegria pode estar presente mesmo em meio às lutas. Paulo e Silas cantavam louvores à meia noite presos com os pés no tronco após pregarem sobre Cristo. De onde veio a alegria deles?

Verso 8 – Você já se deu conta de quem está ao seu lado?
“O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2)

Nos sentimos seguros quando estamos com pessoas de confiança ao nosso lado. Um amigo, um familiar, uma autoridade. Mas por que será que temos tanta dificuldade em descansar e não permitir que sentimentos ruins tomem conta de nós? Nos esquecemos de que temos um Deus forte que cuida de nós, que é chamado na Bíblia de Todo-Poderoso, o nosso socorro forte nos momentos tensos da vida. Precisamos crer nisso de verdade!

Verso 9 – Uma ajudinha extra para você ficar mais tranquilo

“não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10)

Quando temos um carro logo vem à nossa mente que talvez seja importante fazer um seguro. Um seguro vai nos proteger se houver uma batida, caso haja algum dano ao patrimônio e até mesmo se der uma pane no veículo. Coisas que poderiam tirar a nossa paz, mas que se amenizam quando temos um bom seguro. Deus é o nosso seguro. Ele nos garante força, proteção, companhia, sustento nas horas difíceis. Apenas saber disso e refletir sobre essa questão já muda nossa forma de encarar as coisas.

Verso 10 – Trabalhe mais em sua fé

“Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23)

Como anda a sua fé? Uma fé enfraquecida, inoperante, adormecida, geralmente gera pessoas que se deixam dominar por sentimentos negativos, que levam a ações negativas, que levam a resultados negativos. Quando a Bíblia ensina que tudo é possível ao que crê ela não está brincando, mas revelando algo poderoso pelo qual devemos trabalhar: a nossa fé! Você dúvida que isso é possível? Então experimente!

2 comentários:

  1. Maravilhosa mensagem, eu estava necessitada, quero agora por em prática tudo que li, em Nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante! Deus Continue abençoando!Aprendi muito e vou praticar!

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...