Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Estudo Bíblico - JESUS é DEUS? Sim! Texto base: Filipenses 2 - 5 a 11


"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."

Filipenses 2:5-11


Irineu Siqueira Neto


Estudo Bíblico - Filipenses 2-5-11. JESUS é DEUS? Sim!

As muitas seitas que permeiam o Cristianismo tem um verdadeiro fetiche em tentar, de maneira improfícua, provar que JESUS CRISTO não é DEUS. Podemos destacar duas que são muito populares em nosso país, as Testemunhas de Jeová e os Espíritas Kardecistas.

Respectivamente, uma chama JESUS de mais um deus, confira comigo João 1-1 na tradução do novo mundo dos TJ:


"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus."

Em todas as outras traduções Bíblicas, desde às Protestantes, chegando `às católicas, a passagem se encontra escrita corretamente, que é desta forma:

"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus." (N.V.I)

A outra, trabalha exaustivamente para definir CRISTO como um mestre, um professor, um homem extraordinário, porém comum. Que alcançou o nível máximo em sua espiritualidade, e só. Por conseguinte, rejeitam o Sacrifico Vicário do Filho de DEUS. Ledo e nefasto engano!

Para iniciarmos o estudo, gostaria de lembrar a todos um fato indelével do Cristianismo; para um Verdadeiro Cristão a Bíblia de capa a capa, é considerada como sendo irrefutavelmente a Palavra de CRISTO JESUS!

Dando prosseguimento, você sabe o que é Kenósis?

Pois bem, Kenósis significa 'esvaziamento de si mesmo', despojar-se para deixar a ação de Deus penetrar na profundidade de nossas ações.

Desta maneira, o Novo Testamento retrata como foi o esvaziamento de JESUS, e está relacionado a Sua Divindade, mais precisamente ao deixar de lado seus Atributos Divinos sem perder sua Natureza Divina. JESUS deixa de depender de seu Poder Divino para depender do Espírito Santo, como todo ser humano deve fazer.

Esta é a verdade onde afirma que JESUS como Filho de DEUS, se esvaziou de Si mesmo, deixando os Atributos Naturais Da Divindade, como a Onisciência, Onipresença e Onipotência para ser somente homem assumindo a fragilidade da condição humana.

O exemplo do Senhor JESUS CRISTO é colocado diante de nós. Devemos ser parecidos com Ele em nossa vida, se desejarmos ter o benefício que nos é concedido por meio de Sua Morte. Atos 20:28 declara que Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue. Portanto, JESUS É DEUS!


Resultado de imagem para JESUS É DEUS

Observemos atenciosamente as duas naturezas de CRISTO: a Divina e a Humana. Sendo em forma de DEUS, participou da Natureza Divina, como O Eterno Filho Unigênito de Deus (Jo 1.1), e não considerou como usurpação ser igual a Deus e receber a adoração que os homens oferecem somente a Deus.

Em Apocalipse, um anjo instruiu o Apóstolo João para que adorasse a Deus (Apocalipse 19:10). Nas Escrituras, várias vezes JESUS recebe adoração (Mateus 2:11; 14:33; 28:9,17; Lucas 24:52; João 9:38), e não reprova quem a faz.

Por Sua Natureza Humana, por meio desta, fez-Se como nós em tudo, exceto no pecado, pois Ele jamais pecou. Deste modo humilhado, por sua própria vontade, desceu da Glória que possuía junto ao Pai desde antes da fundação do mundo.

O verso seis é o ponto chave do verdadeiro, e único, entendimento desta passagem: “Sendo em forma de Deus”: É por natureza, da mesma forma que DEUS.

Aqui há duas palavras escolhidas com todo cuidado para mostrar a Divindade Essencial e Imutável de JESUS CRISTO. Sendo e Forma. A palavra traduzida por “sendo” provém do verbo grego hyparquein. Este termo não é a palavra grega usual para ‘sendo’. 


Uma vez que, descreve o que o homem é em sua própria essência; o que não pode ser mudado; o que possui em forma inalienável e em forma que não lhe pode ser tirado. Descreve as características e capacidades do homem que lhe são inatas, imutáveis e inalteráveis.


Descreve a parte do homem que, apesar de todas as mudanças, possibilidades e circunstâncias, continua sendo a mesma. De modo que, a Palavra de DEUS começa dizendo que JESUS é DEUS em Forma Essencial, Inalterável E Imutável.

Em seguida, a Escritura continua dizendo que JESUS estava na forma de DEUS. Há duas palavras gregas para forma: morfe e squema. Ambas significam forma e devem traduzir-se por forma na falta de outro termo em nossas línguas. Mas não têm o mesmo significado. Morfe é a forma ESSENCIAL de algo, que jamais se altera.

A palavra squema é a forma externa que muda de tempo em tempo e de circunstância em circunstância. Por exemplo, a morfe essencial de cada homem está em sua humanidade: o fato de sua humanidade é constante e jamais muda; mas o squema da pessoa, sua forma externa, muda continuamente.



Resultado de imagem para JESUS É DEUS

A visto do que foi exposto e provado pela hermenêutica, fica difícil não concordar com a Divindade do Filho de DEUS.

Portanto, JESUS CRISTO é DEUS a Bíblia é a Palavra de DEUS, e como é Palavra de DEUS, também é a Palavra de JESUS, pois o Verbo se fez carne!


Irineu Siqueira Neto

Um comentário:

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...