Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O que significa ser discípulo de JESUS?


No ano de 1700, um homem chamado George Whitefield estava conduzindo campanhas evangelísticas ao ar livre nos Estados Unidos. Milhares de pessoas responderam à sua mensagem do Evangelho, então alguém lhe perguntou quantas pessoas haviam se convertido durante os seus sermões. Ele respondeu: “Nós só saberemos depois de 5 anos.”

O que ele quis dizer com isso? Ele quis mostrar que há uma grande diferença entre uma decisão momentânea (que pode ser superficial), e um verdadeiro compromisso com Cristo. Uma coisa é conhecermos a Jesus e seus ensinamentos, mas outra coisa é seguí-Lo! 

No Novo Testamento, os seguidores de Jesus são identificados como “discípulos” em mais de 250 vezes, mas o termo “cristão” é mencionado apenas 3 vezes. Jesus ordenou “Ide e fazei discípulos de todas as nações.” (Mateus 28:19) Mas afinal, o que significa ser discípulo de Jesus?

1) O DISCÍPULO DE JESUS DEVE NASCER DE NOVO ESPIRITUALMENTE

A primeira condição para alguém ser discípulo de Jesus, é receber a salvação pela fé em Jesus Cristo. Você não pode ser discípulo Dele se antes não O reconhecer como único Salvador e Senhor de sua vida. Veja o que Ele disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão, ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.” (João 10:27-29) Sem o milagre do novo nascimento, ninguém pode se dedicar totalmente a Cristo.

2) O DISCÍPULO DE JESUS DEVE CRUCIFICAR O SEU “EU” COM SUAS VONTADES

Jesus disse para seus discípulos que assim como Ele, todos deveriam também carregar sua cruz – “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23). Tomar a cruz significa deixar de fazer a nossa própria vontade e desejos egoístas, para atender à vontade do Pai. Significa que o nosso maior desejo não é para satisfazer a nós mesmos, mas agradar nosso Senhor. Agradá-Lo deve ser a maior motivação de nossas vidas. Jesus não mediu as palavra quando disse: “Quem não carrega sua própria cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:27)

3) O DISCÍPULO DE JESUS DEVE SER UM ETERNO APRENDIZ

Por definição, um discípulo é um “estudante” e “um seguidor de seu mestre”. Um discípulo de Cristo deve se esforçar para aprender e aplicar os princípios do Reino de Deus. Nós só podemos viver de acordo com o que sabemos: quanto mais sabermos sobre o caráter de Jesus e seus ensinamentos, mais poderemos imitá-Lo em sua conduta. Filipenses 2:5 diz: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus“, ou seja, fomos chamados para agir como Ele, ter o mesmo modo de pensar e desejar o mesmo destino eterno.

4) O DISCÍPULO DE JESUS COLOCÁ-LO ACIMA DE TUDO

A quarta exigência que Jesus fez a seus discípulos é que eles deveriam colocá-Lo como prioridade, acima de qualquer ser humano: “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:26) Esta passagem não diz que não podemos amar a Deus e a nossa família ao mesmo tempo. A Bíblia deixa bem claro sobre nossas obrigações com nossas esposas, maridos e filhos (Efésios 5:22-25, 1 Timóteo 4:8). 

Mas o que Jesus quis dizer é que o nosso amor por Ele deve estar em primeiro lugar, mesmo que nossa família não aprove isso. Nosso relacionamento com Cristo deve estar acima de nossos familiares


Se quisermos ser verdadeiros discípulos, muitas vezes criaremos inimizades com as pessoas ao nosso redor. Jesus não escondeu isso – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.” (João 15:18,19) Jesus chegou até a alertar sobre a possibilidade de alguns de seus discípulos terem que pagar com a própria vida: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (Mateus 10:38,39)

5) O DISCÍPULO DE JESUS DEVE AMÁ-LO ACIMA DOS BENS MATERIAIS

Depois que Jesus ensinou sobre as verdadeiras riquezas, Ele disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro“. (Mateus 6:24) Este versículo parece fácil na teoria, mas é na realidade que vemos o quanto as pessoas servem ao dinheiro. 

A sociedade está sempre correndo atrás de bens materiais, por isso Ele disse: “Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33) Jesus não quis dizer que para sermos discípulos, devemos vender tudo o que temos e viver sem um centavo no bolso. Ele estava falando em relação ao coração. 

Veja o que ele disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!” (Marcos 10:23). E o apóstolo Paulo também falou sobre isso: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” (1 Timóteo 6:9,10) E ele continuou instruindo aqueles que eram ricos em bens materiais, para serem ricos em boas obras e não confiar na incerteza das riquezas (v. 17-19)

6) O DISCÍPULO DE JESUS DEVE DAR FRUTOS

Jesus disse: “Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” (João 12:24,25) Assim como Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar, nós também devemos morrer para nossa própria vontade, afim de cumprirmos a vontade de Deus

Apenas um discípulo que morreu para seus interesses egoístas e para a vontade da carne, está pronto para ser usado por Deus e com isso dar muitos frutos. Que você possa tomar uma decisão hoje, para que a vida que Deus sonhou para você, se torne real!

Fonte: Codó News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...