Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Sobre a participação do Thalles no The Noite


Por Denis Monteiro

Não é de hoje que alguns ícones cristãos participam dos talk shows. E dificilmente vi algum expoente do evangelicalismo moderno se sair bem.

O maior problema destas participações são os temas tratados os quais afrontam o convidado, sem que ele de fato perceba. Por exemplo, quando o pastor Silas Malafaia participou do programa The Noite, Roger, guitarrista e vocalista da banda do programa, tocou a música Money como forma de satirizar a doutrina da prosperidade enfatizada pelo pastor. No dia em que o Thalles Roberto participou do mesmo programa não foi diferente (veja aqui), Danilo aproveitou a deixa para falar sobre religião, enquanto Thalles falou sobre a Trindade, negação de Deus na religião e sobre a sua conversão. Está certo isso?

Thalles começa explicando sobre a Trindade com a famosa frase “a minha vida é dos três”. Está certo isso? O cristianismo ortodoxo, o qual confessamos, reformado, não nega a doutrina da Trindade. Aprendemos que há certo tipo de “economia da trindade”, economia não no sentido de que Deus se economiza como cortar custos para reduzir algo, mas no seu sentido de ação, de trabalho. Um exemplo claro é a obra de salvação, ela é caracterizada pela a ação da Trindade. Veja estes exemplos: 

               • Deus elege – Efésios 1.3-5
               • Cristo redime – Efésios 1.6-12
               • Espirito Santo sela  Efésios 1.13-14


Desta forma, mostra o apóstolo Pedro: Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1Pe 1.2) Perceba qual a função de cada um na obra de salvação: Deus elege, o Espirito Santo santifica e Jesus Cristo asperge com seu sangue. Isso é o que podemos chamar de “economia da Trindade”, ou seja, as formas que cada um trabalha na salvação do pecador.

Agora, “a minha vida é dos três” está certo? Bom, vimos que a Trindade age ativamente na salvação do pecador e em cada aspecto da salvação. Creio que o maior problema dessa frase é a distorção que ela causa nos ouvidos de quem a escuta. Sabemos que a doutrina da Trindade é uma das mais debatidas no meio do cristianismo, começando pelos Pais da Igreja. Mas vamos olhar confessionalmente para um dos credos mais antigos sobre o tema, o Credo Atanasiano:

A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória é coeterna a majestade. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E contudo não são três eternos, mas um só eterno. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E contudo não são três deuses, mas um só Deus. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E contudo não são três senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
Veja, o credo Atanasiano trabalha de forma bem didática a Trindade, mostrando os trabalhos de cada Pessoa, contudo, não são três senhores. Então, se eu digo que a minha vida é dos três eu estou declarando que há três senhores sobre a minha vida. Sim, sabemos que o tema é complicado. Mas se não sabemos falar sobre o tema, devemos aprender calado, ler bons livros e ouvir bons pregadores e professores. 

Thalles, no programa, vai dizer que a religião é ruim, segundo as palavras do Danilo, ela já fez mal para muitas pessoas. Baseado nisso, Thalles diz que há a possibilidade de falar de Deus sem falar de religião. A primeira coisa que ele confunde é denominação com religião. Denominação é o nome dado a certa instituição ligado à alguma religião. Religião, segundo o termo latim é religar. Como cremos que Cristo como nosso mediador, cremos, pelo testemunho da Escritura (Antigo e Novo Testamento) que a religião cristã é a correta e que Cristo nos religa a Deus. Então, sim, temos uma religião que se chama cristianismo. 

Agora, talvez o que Thalles deveria ter em mente era a mesma coisa daqueles adesivos “mais Jesus Cristo, menos religião” que vemos por ai, mostrando que religião e Cristo não combinam. Quando Cristo atacava a religião de sua época, na verdade não era a religião em si, mas a religiosidade que havia. Baseada na Lei Cerimonial do Antigo testamento, Cristo cumpriu com tudo o que a religião pedia sem falar que era errado. Errado era a forma que os lideres religiosos de sua época conduzia a religião. Tiago, o apóstolo, vai condenar a religiosidade falsa baseado em palavras e morta nas obras. Por isso, ele diz: A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tg 1.27). Tiago não condena a religião, mas a religiosidade.

Por fim, Thalles fala de sua conversão. Algumas pessoas que comentaram um artigo de um colega meu em sua fan page disseram que, em outros vídeos, Thalles afirmou que foi a igreja quando se converteu. Tomando por base a afirmação do próprio Thalles, ele disse que, doidão, foi comprar um livro com a intensão de que o conteúdo o trouxesse paz, acabou por comprar uma Bíblia, leu e se converteu. Bom, é assim que a Bíblia mostra a conversão? 

Primeiro, nós temos um caso na Bíblia que alguém estava lendo a Escritura, mas não entendia nada (Atos 8.26-38). Felipe, o diácono até então, se achega próximo ao carro do eunuco e lhe explica a passagem do profeta Isaias, porque o eunuco tinha lhe dito: Como poderei entender, se alguém não me explicar?” (v.31). O eunuco, segundo mostra o texto, não estava sob o efeito de drogas e não entendia o texto. Como alguém sob o efeito de drogas pode entender um texto bíblico sobre a obra de salvação por Cristo Jesus e ser salvo? Alguém poderá dizer: “Irmão isso é um ‘mixtério’, é uma obra sobrenatural do Espírito. Ninguém entende, há liberdade no Espírito”. Bom, não é assim que a Escritura mostra como algum pecador pode ser salvo. Paulo diz: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm 10.17), e também: depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; (Ef 1.13)

Veja que Paulo não diz que após a leitura bíblica, sob efeito de drogas ou não, eu serei iluminado e convertido. A Bíblia é clara em mostrar que o nosso entendimento, antes da conversão, era entenebrecido e distante de Deus (Ef 4.18). A pregação fiel da Escritura é o meio pelo qual Deus age com seu Espirito na vida do pecador para que o mesmo seja salvo de seus pecados, sendo transportado das trevas para a sua maravilhosa luz. 

Não estou dizendo que o Thalles não seja salvo, mas que essas explicações sobre Trindade, religião e conversão que ele apresentou no programa não se enquadra na Escritura. Oro para que ele seja iluminado por Deus e venha entender as doutrinas Bíblicas, as quais ele distorce.

***
Fonte: Bereianos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...