Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Casado? Solteiro? Conselhos do Apóstolo Paulo.


Versículo base: 1 Coríntios 7 : 29 ao 35


Isto, porém, vos digo, irmãos: que o tempo se abrevia; o que resta é que, também, os que têm mulheres, sejam como se as não tivessem;

- E, os que choram, como se não chorassem; e, os que folgam, como se não folgassem; e, os que compram, como se não possuíssem;

- E, os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

- E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida nas coisas do Senhor, em como há-de agradar ao Senhor;

- Mas o que é casado cuida nas coisas do mundo, em como há-de agradar à mulher.
- Há diferença entre a mulher casada e a solteira; a solteira cuida nas coisas do Senhor, para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém a casada cuida nas coisas do mundo, em como há-de agradar ao marido.

- E digo isto, para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor, sem distracção alguma.

Verdade reservada (Comentários da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal):

Muitas pessoas ingenuamente pensam que o casamento resolverá todos os seus problemas. Aqui estão alguns problemas que o casamento não resolverá:

(1) solidão, 
(2) tentação sexual, 
(3) as necessidades emocionais mais profundas, 
(4) as dificuldades da vida. 

O casamento em si não mantém duas pessoas juntas, mas o compromisso sim - compromisso com Cristo e o compromisso mútuo dos cônjuges (marido e mulher) apesar dos conflitos e problemas.

Mesmo sendo tão maravilhoso, o casamento não resolve automaticamente todos os problemas. Casados ou solteiros, devemos estar satisfeitos com a nossa situação e enfocarmos Cristo, e não a pessoa a quem amamos, para ajudar a resolver nossos problemas.

7.29 -- Paulo exortou todos os crentes a tirarem o maior proveito possível de seu tempo antes da volta de Cristo. Todas as pessoas, de todas as gerações, deveriam ter este senso de urgência em relação à divulgação do evangelho aos outros. A vida é curta - não há muito tempo!

7.29-31 -- Paulo exorta os crentes a não considerarem o casamento, o lar ou a segurança financeira como a meta mais importante da vida. Tanto quanto possível, devemos viver livres dos cuidados deste mundo, não nos envolvendo em hipotecas penosas, altas despesas, grandes investimentos ou dívidas que possam nos impedir de fazer a obra de Deus.

Os casados, como Paulo assinalou (7.33, 34), devem cuidar de suas responsabilidades terrenas e fazer todo o esforço para mantê-las modestas e sob controle.

32 -- Algumas pessoas solteiras sentem uma tremenda pressão para se casar. Pensam que sua vida somente pode ser completa com um cônjugue. Mas Paulo salientou uma vantagem de ser solteiro -- o potencial de um enfoque maior em Cristo e em sua obra. Se você for solteiro(a), use essa oportunidade especial para servira Cristo sinceramente.

Comentário do autor do blog Verdade Reservada:

Diariamente somos bombardeados com as mensagens emotivas que encontramos em músicas, na tv, na internet, sobre encontrar o amor da sua vida! Mas tudo não passa de uma estratégia de marketing que busca criar consumidores dependentes de um sistema. Porém o que quero ressaltar aqui é sobre a importância de nós crentes seguidores de Cristo continuarmos firmes na palavra de Deus e praticando o que o Apóstolo Paulo nos aconselhou nos versículos acima, servir a Cristo e divulgar o evangelho!

Na condição de um jovem solteiro (momento no qual escrevi este post) tenho vivenciado uma guerra espiritual, algo que vai além do campo da razão...

E buscando refúgio e resposta as minhas aflições encontrei em Deus a saída. Solteiros não se precipitem, a estratégia para não ser dominado por suas ansiedades está em fazer a obra de Deus, em ler sua palavra, meditar e praticar, louvar ao Senhor, adorar e depender somente dEle como prioridade. 

No mundo das aparências em que a busca pela beleza exterior é um fato inevitável, não podemos ser dominados pela paixão e pela carência afetiva. Esperemos com paciência no Senhor, fazendo amizades e divulgando o evangelho daquele que nos criou!

Alessandro Guimarães

13 comentários:

  1. Acredito quando que diz que o casamento não resolve todos os problemas, mas ainda assim faz falta ter um companheiro(a) de jornada, se não fosse assim Deus não teria criado o casamento...certo? eu acho engraçado algumas coisas que vejo sobre solteiro, é como se saber que a vida de casado não é fácil, como de fato não é...isenta os solteiros de querer se casar, não mesmo, nada do que se diga em relação ao casamento, fará com que os solteiros não sinta o desejo de estar ao lado de alguém, e tem mais...ter uma companhia é muito melhor do que estar só...não existem argumentos, só quem é solteiro, que dorme sozinho, que não tem alguém pra compartilhar sua vida...sabe o quanto é importante ter alguém do seu lado, mesmo tendo Deus no centro de sua vida, há uma necessidade de ter alguém, uma parte sua que fica faltando...é loucura achar que isso é tudo, não é e nunca será...mas é uma parte de muita importância na vida das pessoas, é o exemplo de Deus como noivo e igreja como noiva...Deus deseja este relacionamento...quem dirá os solteiros ou aqueles que estão casados e ainda não se sentem amados pelos seus companheiros. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd tbm Concordo
      Mas acredito que se refere. Que solteiro tem mais tempo pra coisas do senhor.
      Mas ninguém que está sozinhos

      Excluir
    2. Se Deus tivesse feito para mulher só para ser esposa, então a mulher cometeria um pecado se não se casasse. Deus não disse que vai fazer uma esposa para Adão, Deus disse que vai fazer uma ajudadora. Uma mulher pode ser ajudadora, em qualquer área da sua vida. Na casa dos seus pais, na política,no reino de Deus e etc...sem Necessariamente precisar se casar.

      Excluir
  2. Paulo exorta os crentes a não considerarem o casamento, ou a segurança financeira como a meta mais importante da vida. Tanto quanto possível, devemos viver livres dos cuidados deste mundo, não nos envolvendo em altas despesas, grandes investimentos ou dívidas que possam nos impedir de fazer a obra de Deus. Os casados, como Paulo assinalou que, devem cuidar de suas responsabilidades terrenas e fazer todo o esforço para mantê-las modestas e sob controle.

    ResponderExcluir
  3. Paulo exorta ao povo cristão a não considerarem o casamento, ou a segurança financeira como a meta mais importante da vida. Tanto quanto possível, devemos viver livres dos cuidados deste mundo, não nos envolvendo em altas despesas, grandes investimentos ou dívidas que possam nos impedir de fazer a obra de Deus. Os casados, como Paulo assinalou que, devem cuidar de suas responsabilidades terrenas e fazer todo o esforço para mantê-las modestas e sob controle.

    ResponderExcluir
  4. Texto simples e objetivo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Tudo é mais dirigido ao homem,é bom que o homem não toque em mulher,ficar solteiro é ser livre e ser santo e servir ao senhor.Os casados servem o mundo ,fazem a vontade da carne.

    ResponderExcluir
  6. O blogueiro acentua que para o solteiro é mais fácil ele obedecer a palavra de Deus se esse de fato as prática,pregar em Goiânia ou na Indonésia será mais fácil se o homem for solteiro.paulo não quis dizer que o homem não necessite de uma companheira; ele visa uma luta espiritual.
    A carência da esposa e dos filhos poderiam atrapalhar as suas obras,tiro isso por mim, sou recém convertido e hoje pago auto preço pela minha cura e libertação;estar casado ou solteiro o objetivo genuíno têm que ser praticar os mandamentos. Hoje já consigo antes eu não tinha alicerce mas hoje compreendo tudo. E maldito é daquele que com seu vão entendimento entristece um escolhido por Deus.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...