Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

As coisas encobertas pertencem ao Senhor


"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei."

Deuteronômio 29:29

Segundo alguns comentaristas este versículo não tem conexão aparente com o fio do discurso do capítulo 29 de Deuteronômio. É provável que a intenção de Moisés era fechar a série de bênçãos e maldições que ele acabara de entregar.

O sentido parece ser o seguinte: “O futuro, quando e como estas coisas boas e maus terão efeito, cabe ao Senhor nosso Deus determinar, não pertence à esfera e ao dever do homem. A
vontade revelada de Deus é aquilo que devemos executar.” – (Notas de Barnes sobre a Bíblia).

Uma Resposta Simples

O teólogo suíço Karl Barth foi perguntado por um estudante durante um seminário nos Estados Unidos, “Dr. Barth, qual é a coisa mais profunda que você já aprendeu em seu estudo de teologia?”

Barth pensou por um momento e então respondeu: “Jesus me ama, isso eu sei, pois a Bíblia me diz isso”. Os alunos riram com sua resposta simplista, eles lentamente perceberam que Barth estava falando sério.

Foi uma resposta simples a uma questão de profundidade. Ao fazê-lo, ele chamava a atenção para pelo menos duas noções de importância vital:

1 – Na verdade cristã mais simples, reside uma profundidade que pode ocupar a mente das pessoas mais brilhantes por toda a vida.

2 – Mesmo na sofisticação teológica aprendida, nunca nos elevamos realmente acima do nível de entendimento de uma criança, as profundidades e riquezas misteriosas do caráter de Deus.


Calvino usou outra analogia, Deus fala conosco, assim como nós falamos com bebês que não sabem absolutamente nada sobre a vida.

Finito e Infinito


Nenhum ser humano tem a capacidade de compreender Deus exaustivamente. Há uma barreira embutida que proíbe uma compreensão total e abrangente de Deus. Somos criaturas finitas; Deus é um ser infinito. Aí reside o nosso problema. Como o finito compreenderá o infinito?

Teólogos medievais tinham uma frase que se tornou um axioma dominante para todo o estudo subsequente da teologia, “O finito não pode compreender (ou conter) o infinito.” Nada é mais óbvio do que um objeto infinito não pode ser espremido em um espaço finito.

As Coisas Reveladas

A incompreensibilidade de Deus não significa que nada sabemos sobre Deus. Pelo contrário, isso significa que nosso conhecimento é parcial e limitado, ficando aquém de um conhecimento total ou abrangente.

O conhecimento que Deus dá de Si mesmo através da revelação é real e útil. Podemos conhecer a Deus na medida em que Ele escolhe se revelar. Como criaturas finitas podemos ter a absoluta certeza de que há sempre mais para aprendermos de Deus.

Lutero se refere a dois aspectos de Deus: o oculto e o revelado. Uma parte do conhecimento divino permanece oculta ao nosso olhar, portanto trabalhamos à luz do que Deus revelou.

Há um significado profundo mesmo na mais simples das verdades cristãs. Não importa o quão profundo nosso conhecimento de teologia, haverá sempre muito sobre a natureza e o caráter de Deus que permanecerá um mistério para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...