Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Algumas castas de demônios só saem com oração e jejum?



"E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum."
Marcos 9:29

"Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum."
Mateus 17:21

Contexto

A história se trata de um menino possesso por um espírito mudo e surdo que foi levado aos discípulos pelo pai do menino, porém os discípulos não conseguiram expulsar esse demônio.

Diferença entre os manuscritos

Grande parte dos comentaristas bíblicos informam que o versículo 21 de Mateus não aparece
nos manuscritos mais antigos e provavelmente foi copiado da referência de Marcos, como é a mesma história é possível sim que algum copista conhecendo o manuscrito de Marcos passou a escrever o versículo de Mateus.

O versículo de Marcos porém nos manuscritos mais antigos não possui a palavra jejum, passou a ser encontrado nos manuscritos escritos por volta do segundo século.

Castas

Casta é a palavra utilizada para definir uma espécie, um tipo específico de algo, nesse caso um tipo específico de demônio. Portanto com base nesse e em outros versículos entendemos que existe sim diferenciação entre tipos de demônios, uns são piores que os outros.

Jejum

Um dos maiores problemas na interpretação desse versículo é a palavra jejum, isso porque como informado acima a palavra não é encontrada nos manuscritos mais antigos, além disso o próprio Jesus não havia dado essa orientação aos discípulos conforme Marcos 2:18-19.

Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não? Jesus respondeu: Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo. Marcos 2:18,19

A falta de jejum então é o motivo de não ser possível expulsar algumas castas de demônios? Não.

Por que os discípulos não conseguiram expulsar essa casta?

Analisando o contexto fica muito claro:

Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo? ” Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. Mateus 17:19,20

Os versículos anteriores mostram que a falta de fé dos discípulos foi o fator determinante para o próprio fracasso, esse fato fica mais evidente quando olhamos para a reação do pai desse menino:

Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim? ” “Desde a infância”, respondeu ele. “Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. ” “Se podes? “, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê. ” Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! ” Marcos 9:21-24

Analisando o novo testamento basicamente tudo gira em torno da fé, você irá se deparar com versos como “Sem fé é impossível agradar a Deus”, “Se tiveres fé…”, “Pela fé….”, etc…

Se a falta de fé dos discípulos foi a causa de não conseguir expulsar esse demônio, por que Jesus falou da oração e do jejum.

Oração e Jejum

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração;… 1 Coríntios 7:5

E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atos 14:23

E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona. Atos 10:30

Notamos nos versículos acima que a oração muitas vezes estava acompanhada do jejum, o mais provável é de que a instrução de Jesus se referia a intimidade e perseverança com Deus a ponto de que tivessem fé para expulsar aquele demônio.

O grande problema dos discípulos é que mesmo participando de dezenas de milagres com Cristo e ainda já tendo expulsado demônios anteriormente, viviam demonstrando incredulidades. Pedro passou por situação semelhante:

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! Mateus 14:28-30

É possível que diante de um fato tão crítico, os discípulos passaram a ter medo daquela casta de espírito imundo e o medo afeta diretamente a nossa fé colocando em dúvida se seriam de fato capazes de expulsar aquele espírito imundo.

Conclusão

O que é necessário para expulsar qualquer casta de demônios de fato é a fé, porém pode ser necessário períodos de perseverança em oração e jejum para tratarmos a nossa fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...