Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A Demonologia


 Demonologia é o estudo dos demônios.

Originado nos textos bíblicos, o estudo sistemático dos demônios ou a Demonologia, começou com os estudiosos cristãos. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a Demonologia não significa ou representa qualquer tipo de culto aos demônios, mas sim uma investigação e descrição de suas características.

Um demônio, por sua vez, é um anjo que se rebelou contra Deus e passou a agir pela perdição da humanidade. Esta é a conceituação que foi absorvida pelo cristianismo, pois muito antes
da Igreja Católica, o termo referia-se a um gênio inspirador dos indivíduos para o bem e para o mal.

No contexto do cristianismo, foram publicadas várias obras que funcionavam como catálogos para tentar definir a hierarquia e as características dos demônios e de outros espíritos malignos.

Só que há uma diferença muito grande em descrever os demônios e a hierarquia entre eles, tal como a angeologia faz com os anjos, e publicar instruções de como convocar demônios e submetê-los a vontades próprias. Livros assim são chamados de grimórios e descrevem conhecimentos mágicos listando anjos e demônios com orientações de como efetuar feitiços e comandar entidades sobrenaturais.

Em outras religiões a concepção sobre os demônios é diversa. No islamismo, o demônio não é um anjo e também não é necessariamente mau, possui o mesmo livre arbítrio que os humanos. A contraposição do bem e do mau é uma das características do cristianismo. Fator que também é presente para os judeus. O islamismo até considera forças adversárias a Ala, porém elas são de menor expressão. Enquanto isso, o cristianismo considera a existência de dois reinos, o de Deus e o de Satã, um embate constante entre o bem e o mau.

Para os budistas, existe também um inferno que é povoado por vários demônios que tentam os mortais a cometerem atos de pecado. O líder desses demônios é denominado Mara. Já o hinduísmo, religião com enorme quantidade de deuses, possui também os antagonistas, ou seja, considera a existência de adversários que estão em constante disputa contra alguns dos deuses.

Hierarquia espiritual dos demônios

“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” 
(Ef 6.12).

O texto acima talvez possa ser chamado de áureo da batalha espiritual. Pois aqui Paulo nos dá grandes ensinamentos:

Nossa luta não é carnal (homem carnal não tem como lutar). Existe hierarquia espiritual

Mais adiante ele ainda traz importantes ensinamentos:

Existe uma armadura espiritual para a batalha espiritual. Existe o “dia mau”

Agora vamos falar exclusivamente sobre a hierarquia espiritual. No versículo 12 o apóstolo fala de potestades, principados, dominadores e forças. Antes de qualquer coisa precisamos entender que Satanás não é onipresente. Por não ser onipresente, ele mais uma vez se torna pequeno diante de Deus.

Se a pessoa possessa manifesta por exemplo e diz: “Eu sou Lúcifer, e trouxe comigo muitos demônios”.Se não for teatro de alguém mesmo essa situação nos faz chegar a algumas conclusões mediante o que a bíblia diz: “Satanás é o pai da mentira; é mentiroso desde o princípio”.

Em primeiro lugar Satanás não possui pessoas. Ele é um demônio muito “poderoso”, e certamente o ser humano seria frágil para tal possessão.

Em segundo lugar, Satanás não iria deixar seu posto (talvez em uma guerra, ou comandando seu batalhão), para se preocupar com mais um congresso, como tantos outros.

Após ordenar a libertação, o homem foi liberto e notou-se que eram poucos demônios de baixo escalão que o possuía.

Por não ser onipresente, Satanás criou uma inteligente rede de atuação, colocando demônios espalhados por localidades, com funções diferentes. Esta é a classificação demoníaca citada por Paulo, na qual estudaremos a seguir:

Principados (príncipes infernais)

De acordo com o dicionário Michaelis, principado significa: “Território ou Estado governado por um príncipe ou princesa”. No grego, a palavra principado é arche – “autoridade”, “governante”, “domínio”, “esfera de influência”. Existem demônios de alto escalão designados para ocupar estes principados. São como príncipes de grandes regiões, como continentes e países.

A Bíblia nos traz um bom exemplo de batalha espiritual, a nível de principados: 

“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Dn 10.13).

Enquanto Daniel orava por uma resposta do Senhor, estava sendo travada uma guerra nas regiões celestiais. O príncipe da Pérsia lutava com o arcanjo Miguel (também príncipe – “arché angelos”), para impedir a resposta do homem de Deus. Não é sempre principados (de alto escalão) que se ocupam para impedir nossas orações. No caso de Daniel, ele orava e intercedia por uma nação inteira, por isso envolveu principados.

Observe a resposta do arcanjo Miguel: 

“E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.” (Dn 10.20).

Potestades (gerentes infernais)


No grego, potestade significa eksousia – “autoridade”, “poder”, no sentido de autoridade delegada. São governantes subordinados aos príncipes, por isso também chamados sub-principes. Agem respectivamente em cada principado (território) a que pertencem. Em determinados casos, tais poderes de principados diferentes se unem para agir em uma tarefa específica.

Existem milhares e milhares de potestades espalhadas sob a face da terra, assumindo responsabilidade por estados, cidades, ruas, bairros, clubes, igrejas, religiões, seitas e partidos, etc.

*Dominadores – Demônios de Baixa Grandeza

Do grego kosmokrator, que literalmente significa “governante mundial”. Também são milhares e milhares, e são os responsáveis pelo andamento de projetos idealizados pelos príncipes ou sub-príncipes. Atuam como guias, mensageiros ou operários.

A bíblia diz que o mundo jaz no maligno. A palavra governante mundial não é porque eles estão no comando geral, mas porque seus atos influenciam diretamente o destino da humanidade.

São os demônios de baixa grandeza, são as conhecidas “entidades”,tais demônios são responsáveis pelo surgimento movimentos espirituais malignos, tais como:

– Astrologia (através de espíritos de adivinhação);
– Movimento de nova era (demônios que afetam a mente humana);
– Anjo da morte (espíritos de suicídio);
– Idolatria: “coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios” (1Co 10.20).


Forças espirituais da maldade

Do grego, pneumatikos, “seres malignos”, “forças do mal”. São demônios de menor hierarquia, que trabalham em legiões, auxiliando nos trabalhos de possessões. Estima-se que existam cerca de 30 bilhões de demônios para cada habitante no planeta terra. Alguns destes demônios tem atributos “especiais”, como poder mover, ou fazer “desaparecer” objetos. Emitem sons, entre outros feitos de atividade paranormal.

Legiões demoníacas

“…mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.” (Mt 17.21).

A palavra “casta” significa qualidade, tipo, categoria. Esta palavra é citada por Jesus, quando diante de um endemoniado. Quando os discípulos estavam a ministrar libertação, encontraram dificuldade em alguns casos, nos quais Jesus explicou que somente poderiam sair mediante a jejum e oração. Se tratavam de legiões de demônios, deixe-me explicar como funciona a libertação por legiões.

Quando encontramos uma pessoa possessa por um ou poucos espíritos malignos, ordenamos a cada um que saiam em Nome de Jesus, e a libertação é encerrada. Porém, uma casta são centenas de demônios, alojados em uma única pessoa. Quando se expulsa um, entra outro. Quando se tira o outro, entra mais um… agora imagine você expulsar centenas de demônios, um por um.

Certa vez Jesus ordenou que uma legião fosse retirada de um homem, e os demônios foram jogados para porcos. Para o Mestre foi fácil, pois ele era um homem de oração e jejum, sua autoridade era gigantesca. Estes demônios se apresentaram a Jesus sob o título de “legião”, porque eram muitos.

No contexto do fato ocorrido, existiam as legiões de soldados romanos. Tais legiões eram formadas por cerca de 6000 homens, assim divididos em 10 coortes (pelotões de 600 homens), que por sua vez se dividiam em 6 centúrias (100 homens) cada.

Acredita-se que uma legião tem cerca de 6000 demônios, assim como a legião romana. A legião de soldados romanos era formada por 6000 soldados, dividida em 10 grupos de 600, chamados coortes. Cada coorte era dividida em seis grupos de 100, conhecidos como centúrias (liderados pelo centurião).

Agora imagine, expulsar um por um destes demônios. Neste caso, é necessário ter uma vida de oração e jejum de orações, a pessoa que ora e jejua acumula “créditos” no mundo espiritual, e se torna espiritualmente forte para este tipo de batalha. Quando esta pessoa se depara com um possesso por legiões, basta ordenar que os demônios saiam, e assim se fará.

3 comentários:

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...