Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

7 Personagens Bíblicos que lutaram contra a Depressão


Você pode não perceber, mas existem dezenas de pessoas que estão desesperadas, feridas, e sozinhas lutando contra a depressão. Podemos até não estar ciente da estrada escura em que caminham. Às vezes observamos, mas muitas vezes não tomamos nenhuma atitude. Talvez nós estamos muito ocupados, preocupados.

Para ser honesto, muitos dias, nós podemos ser essas pessoas em depressão, os desesperados, os feridos, os solitários. Apenas precisando de alguém para notar. Se importar.

Embora a Bíblia não use a palavra “depressão” exceto em algumas traduções e versos, é
muitas vezes referenciada por outras palavras semelhantes, como “deprimido”, “de coração partido”, “problemático”, “miserável”, “desesperado”, e em “luto”, entre outros.

Ao longo da Palavra, há uma série de histórias sobre homens piedosos, influentes e mulheres de fé, que se esforçaram e lutaram em momentos sombrios de desesperança e depressão. Muitos de nós podemos nos encontrar lutando até hoje. Mas não temos de ficar preso. Há esperança.

7 fatos para lembrar-nos que nós não estamos sozinhos em nossa luta contra a depressão:

Davi estava perturbado e lutou em profundo desespero.

Em muitos dos Salmos, ele escreve sobre sua angústia, a solidão, o medo do inimigo, seu coração gritando contra o pecado e a culpa. Vemos também o seu enorme pesar na perda de seus filhos, em 2 Samuel 12:15-23 e 18:33. Em outros lugares, a honestidade de Davi com suas próprias fraquezas dá esperança para nós que lutamos hoje:

Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. Salmos 38:4

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11

Elias estava desanimado, cansado, e com medo.

Após grandes vitórias espirituais sobre os profetas de Baal, este poderoso homem de Deus correu para salvar sua vida, longe das ameaças de Jezabel. E lá no deserto, ele se sentou e orou, derrotado e desgastado:

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:4

Jonas ficou irritado e queria fugir.

Após Deus chamar Jonas para ir a Nínive para pregar ao povo, ele fugiu tão longe quanto podia. E depois de uma tempestade no mar, sendo engolido por um peixe gigante, e depois sendo salvo e dado uma segunda chance, ele obedeceu. Ele pregou a mensagem de Deus para o povo de Nínive. A misericórdia de Deus estendeu a mão para todas as pessoas que se viraram para Ele. Mas, em vez de alegria, Jonas ficou bravo:

Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. Jonas 4:3

E mesmo depois que Deus estendeu a mão para Jonas novamente com grande compaixão, ele respondeu: “… E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.” Jonas 4:9

Jó sofreu com grande perda, a devastação e a doença física.

Este homem justo de Deus perdeu literalmente tudo. Tão grande era o seu sofrimento e da tragédia que mesmo a sua própria esposa disse: “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.” Jó 2:9

Embora Jó manteve sua fidelidade a Deus durante toda a sua vida, ele ainda lutava profundamente através das trincheiras da dor:

Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei? Jó 3:11

Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. Jó 3:26

A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. Jó 10:1

Moisés entristeceu-se sobre o pecado de seu povo.

Em seus sentimentos de raiva e traição de seu próprio povo, Moisés, como líder, estava prestes a sair. Ele veio de sua experiência na montanha com Deus, com os mandamentos na mão, apenas para descobrir que os israelitas estavam em caos completo e pecado. Seu coração clamou a Deus em seu nome estava desesperado:

Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32:32

Jeremias lutou com grande solidão, sentimentos de derrota, e insegurança.

Também conhecido como o profeta chorão, Jeremias sofria de constante rejeição pelas pessoas que amava. Deus o havia chamado para pregar, ainda proibiu de se casar e ter filhos. Ele vivia sozinho, ele ministrou sozinho, ele era pobre, ridicularizado e rejeitado por seu povo. Em meio a isso, ele mostrou grande fé e força espiritual, e ainda assim vemos também a sua honestidade enquanto lutava com desespero e uma grande sensação de fracasso:

Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Jeremias 20:14

Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha? Jeremias 20:18

Mesmo o próprio Jesus estava profundamente angustiado sobre o que estava diante dele.

Ele sabia o que estava por vir. Ele sabia que Deus o havia chamado para uma jornada de grande sofrimento, ele sabia o que devia acontecer para que nós pudéssemos viver verdadeiramente livres.

Nosso Salvador e Senhor estava disposto a pagar o preço em nosso nome, mas não foi um caminho fácil. Isaías profetizou que Cristo seria “um homem de dores, e experimentado no sofrimento.” Isaías 53:3

Podemos ter a certeza, que em tudo o que enfrentamos, Jesus entende nossa fraqueza e sofrimento, nossos maiores momentos de tentação e desespero, porque ele também viajou naquela estrada, mas sem pecado.

No jardim, durante a noite, Jesus orou, sozinho, chamando a Seu Pai, pedindo-lhe de outra forma:

E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. Marcos 14:34-36

A Bíblia diz que tão grande era sua angústia, que ele suava “gotas de sangue.” Lucas 22:44

O que é verdade sobre todas estas histórias e muitos outras é esta: Deus estava com eles. Próximo. Perto.

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18

A maior verdade é esta, temos um Salvador que compreende nossa dor, que sabe sobre todas as fraquezas e mágoa, e estende a mão com compaixão e esperança.

Ele é Curador. Redentor. Restaurador. E amigo.

Ele nunca vai perder o tempo de sofrimento que enfrentamos, mas vai usá-lo, de alguma forma, para trazer propósito, para ajudar os outros, e para tornar-nos mais fortes.

A depressão é uma condição comum, mas muito tratável que afeta muitas pessoas em nosso mundo. No entanto, as estatísticas dizem-nos que apenas cerca de um terço das pessoas que estão deprimidas realmente recebem tratamento.

Isso é lamentável, uma vez que 80-90% daqueles que procuram tratamento relatam muitas vezes sentir-se melhor dentro de poucas semanas. É também sabido que a depressão está associada a causa de mais de dois terços de suicídios relatados anualmente.

A ajuda está disponível. Não sinta necessidade de tentar esconder sua dor, ou lutar por conta própria. Fale com um amigo ou conselheiro. Procurar tratamento profissional e cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...