Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Quais são os sete batismos mencionados na Bíblia e o que eles significam?

Historicamente, o batismo foi usado como um rito de iniciação, mostrando a entrada do indutado em uma nova crença ou observância. O batismo na igreja também é um sinal do perdão dos pecados que experimentamos na salvação – da mesma forma que Pilatos tentou mostrar sua inocência lavando as mãos com água (Mateus 27:24), os cristãos mostram que são purificados por Cristo quando são batizados pela água.

Alguns estudantes da Bíblia identificaram sete batismos na Escritura. Os sete batismos
geralmente são listados como sendo estes:

1) O batismo de Moisés (1 Coríntios 10:1-3)

Quando os israelitas foram libertados da escravidão no Egito, foram “batizados em Moisés na nuvem e no mar”, ou seja, foram identificados com Moisés e sua libertação passando pelo Mar Vermelho e seguindo a presença de Deus na nuvem (Êxodo 13:21).

Paulo usa isso como uma comparação com a forma como os cristãos são identificados com Cristo e Sua salvação. Aqueles que seguiram Moisés passaram pela água e, portanto, foram iniciados em uma nova vida de liberdade e de guarda de lei;

Os que seguem a Jesus Cristo, que é maior do que Moisés, passam pelas águas do batismo e, portanto, são iniciados para uma nova vida de liberdade e graça.

2) O batismo de João (Marcos 1:4)

Como João Batista pregou o arrependimento dos pecados em preparação para a vinda do Messias, ele batizou pessoas no Jordão. Aqueles que foram batizados por João mostraram sua fé na mensagem de João e sua necessidade de confessar seu pecado.

Em Atos 18:24-25, um discípulo de Apólicos chamado de João prega em Éfeso; No entanto, só sabendo o batismo de João e a necessidade de arrependimento, ele precisava ser instruído ainda mais na morte e ressurreição de Cristo.

Mais tarde, na mesma cidade, Atos 19:1-7, Paulo encontra mais alguns seguidores de João. Esses discípulos foram batizados para o arrependimento, mas não tinham ouvido falar sobre o novo nascimento ou o Espírito Santo. Paulo ensinou-lhes toda a mensagem de salvação em Cristo, e eles receberam a mensagem e foram posteriormente batizados em nome de Jesus.

3) O batismo de Jesus (Mateus 3:13-17)

Este foi o ato de Jesus de se identificar com a humanidade pecadora. Embora Jesus não precisasse se arrepender do pecado, Ele veio a João para ser batizado. João recusou-se a realizar o batismo, dizendo que Jesus deveria ser aquele que o batizava (Mateus 3:13-14).

Mas Jesus disse a João para prosseguir com o batismo: “Que seja assim agora; É apropriado que façamos isso para cumprir toda a justiça” (versículo 15). Neste batismo, Jesus colocou Seu selo de aprovação no ministério de João e também iniciou o dele.

Quando Jesus subiu da água, o Pai falou do céu, e o Espírito Santo desceu em forma corporal sobre Jesus (versículos 16-17).

4) O batismo do fogo (Mateus 3:11-12)

João profetizou que Jesus batizaria os homens “com fogo”. Isto fala do julgamento de Jesus pelo mundo por seu pecado (ver João 5:22).

Imediatamente depois de mencionar o batismo pelo fogo , João descreve Jesus como sendo o acompanhamento de uma colheita para vir:

"A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível."
Mateus 3:12

"Aqueles que são julgados por Cristo no último dia serão lançados no lago de fogo"
(Apocalipse 20:15).

5) O batismo do Espírito Santo (Efésios 1:13-14; 1 Coríntios 12:13)


João também previu que Jesus batizaria os homens com o Espírito Santo (Mateus 3:11). Este é um batismo espiritual, e é o batismo que nos salva. Na salvação, estamos “imersos” no Espírito Santo. O Espírito nos cobre, nos habita, nos enche e nos faz torna parte do corpo espiritual de Cristo.

O batismo do Espírito é o que nos inicia em nova vida em Cristo. As primeiras pessoas a experimentar o batismo do Espírito eram os crentes em Atos 2 no dia de Pentecostes. A entidade espiritual conhecida como o corpo de Cristo é formada por este batismo: 

“Todos fomos batizados por um só Espírito para formar um só corpo” (1 Coríntios 12:13).

6) O batismo da cruz (Marcos 10:35-39)

Jesus usou o idioma do batismo para se referir aos seus sofrimentos (e aos dos Seus discípulos). Tiago e João, tinham vindo a Jesus pedindo um lugar de honra no reino. Jesus perguntou: “Vocês podem? . . ser batizado com o batismo com quem sou batizado? (Marcos 10:38).

Eles responderam que podiam, e Jesus confirmou: “Vocês serão. . . batizados com o batismo com que eu sou batizado (versículo 39). O “batismo” de que Jesus fala aqui é o sofrimento que Ele suportaria. Tiago e João também sofreriam.

7) O batismo dos crentes (Mateus 28:19)


Isto é uma lavagem na água para simbolizar a ação do Espírito Santo no coração de um crente. O batismo do crente é uma das duas ordenanças dadas à igreja.

Diferentes igrejas praticam diferentes modos de batismo , mas todos os que seguem a Cristo devem ser batizados, pois é comandado por nosso Senhor.

O batismo em água retrata algumas verdades espirituais maravilhosas. Quando somos salvos, somos “enterrados”, e com Cristo somos levados a novidade de vida; Nossos pecados são “lavados”, e somos limpos.

É o batismo do Espírito que nos salva, mas o batismo em água é a nossa expressão externa desse evento.

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:3,4

Dos sete batismos encontrados na Escritura, apenas dois são de importância pessoal para os cristãos hoje: o batismo do Espírito Santo (que nos salva) e o batismo na água (que nos identifica com a igreja).

Os outros batismos eram exclusivamente para outros tempos, limitados a certas pessoas, ou (no caso do batismo de fogo) ainda futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...