Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 11 de junho de 2017

Pelas suas Pisaduras fomos Sarados é uma Promessa para Curar a Todos?


Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5

É Isaías 53:5 Uma promessa de cura para todos que acreditam em Cristo?


No capítulo anterior é possível notar em Isaías 52:13-15 um contexto de servo sofredor, que foi morto em nome daqueles que confiam nEle e diz:

"Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele; sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano;"
 Isaías 52:14

É com essa linha de raciocínio que chegamos em Isaías 53, onde lemos sobre Jesus Cristo:

"Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima."
 Isaías 53:3

Então, a menos que entendamos o contexto de Isaías 53:5 para que possamos ser curados pelas suas pisaduras, arriscamos a tirá-lo do contexto, o que acontece ainda hoje com bastante frequência.

O contexto é a chave para o entendimento e nenhum versículo deve estar sozinho para uma crença doutrinária. O texto retirado do contexto pode se tornar apenas um pretexto…!

Curado de Quê?

Ao ler Isaías 53, fica claro que, Jesus foi desprezado, rejeitado, um homem de dores (v.3), veio suportar nossas tristezas, foi considerado afligido por Deus (V.4), foi esmagado por nossas iniquidades, e por Seu castigo, temos paz com Deus (v.5c; Rom 5:1), e foi por Suas feridas que estamos curados (v. 5d), mas Curado de quê?

A resposta vem nos versículos seguintes, quanto aos nossos pecados que “o Senhor colocou sobre Jesus Cristo” (v. 6), ou “fez dEle uma oferta de culpa” (v. 10), que na verdade é a nossa culpa!

Então, Jesus Cristo:

"…porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."
 Isaías 53:12b.

Jesus carregou nossos pecados. Ele fez a própria vida um resgate pela nossa (Marcos 10:45), e derramou o sangue de Sua vida como uma oferta agradável a Deus, agora pare por um instante e pense, foi todo esse sofrimento simplesmente para nos curar de enfermidades ou tirar nossa dor?

Se você olhar para este versículo que diz “pelas suas pisaduras fomos sarados” e os outros versos desse contexto, você pode ver que ele se encaixa perfeitamente no contexto do nosso ser redimido por Cristo e comprado Pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus (1 ° Pedro 1:19).

Curas


Deus pode curar? Claro, ele é Deus.

Isaías 53 significa que todos os que declaram ou afirmam Jesus Cristo como verdadeiro serão curados?

Sinto que muitos outros fizeram isso e se sentiram culpados quando não são curados. Eles sentem que era a falta de fé ou que Deus não ouviu nem respondeu, e alguns sentem que Deus os abandonou, o que é contrário à Escritura (Hb 13: 4).


Paulo orou três vezes, mas Deus lhe disse que era para mantê-lo humilde e dependente de Deus. Na sua fraqueza, Paulo pôde mostrar a força de Deus através de Cristo (Filipenses 4:13).

Ele sabia que não poderia fazer nada sem Cristo (João 15:5).

Timóteo teve problemas de estômago e “doenças frequentes” (1 Tim 5:23), então, por que Paulo não colocou as mãos sobre ele e orou para que ele fosse curado?

Em um caso, Epafrodito “esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Filipenses 2:27”

Deus pode curar, mais do que isso Deus de fato cura e realiza milagres extraordinários no corpo humano, mas com certeza Isaías 53 não pode ser utilizado como um direito adquirido de alguém que deseja ser curado de alguma enfermidade.

Problemas contextuais

Nos dias de hoje, recebemos muitos ensinamentos falsos de pessoas que acham um versículo e transformam em uma crença doutrinária.

Imagine pegar 3 versículos isolados que dizem:

“Judas saiu e enforcou-se” (Mt 27:5)
“você vai e faz o mesmo” (Lucas 10:37)
“o que Você está prestes a fazer, faça rapidamente” (João 13:27).

É assim que surgem as falsas doutrinas.

Foi dessa forma que os manipuladores de cobras surgiram. Eles leram um versículo profético de Jesus, onde Ele diz: “Eles pegarão as serpentes com as mãos; E se eles beberem qualquer veneno mortal, isso não vai machucá-los ” (Marcos 16:18), e ignora o fato de que Paulo cumpriu isso quando foi mordido por uma serpente venenosa e sacudiu-o para o fogo (Atos 28:5).

Em vez disso, eles procuram intencionalmente cobras e alguns são mordidos e sim, alguns morrem. Se eles querem praticar este versículo, por que não a segunda parte dele que lê “e se eles bebem qualquer veneno mortal, isso não vai machucá-los?” Eu acredito que este verso poderia estar se referindo aos judeus que podem ter tentado envenenar Paulo, mas nunca conheceremos esse lado do véu.

Conclusão

Se não entendemos Isaías 53:5 em seu próprio contexto, podemos nos tornar muito decepcionados e desiludidos por Deus.

Também é triste porque Isaías 53 é um dos capítulos mais poderosos da Bíblia.

Ele fala do propósito de Jesus em chegar a esta terra e o sofrimento que Ele suportou em nosso lugar.

Podemos ser curados … mas deve ser a vontade de Deus. É-nos dito que oremos pela vontade de Deus na terra, como é feito no céu, e por isso devemos confiar na vontade de Deus, mesmo que isso signifique não sermos curados nesta vida.

A cura mais importante é a nossa cura espiritual, onde finalmente temos paz com Deus (Rom 5: 1), e por causa de Jesus Cristo, não há mais condenação (Rom 8,1).

7 comentários:

  1. Eu concordo!! Eu entendo assim também ,Jesus nos curou das maiores doenças as espirituais.

    ResponderExcluir
  2. Jesus o único meio de sermos curados integralmente tanto do corpo como da alma ele é o castigo q nos traz a paz

    ResponderExcluir
  3. Muito bem esclarecido, mim edificou muito.Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  4. A cura depende da obediência, 2 crônicas 7.14,se o meu povo que se chama pelo meu nome ....

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...