Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 23 de junho de 2017

O Mistério do Fogo Profano


Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor. Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio.” 
Levítico 10:1-3

Há um incidente no registro bíblico que causa consternação permanente para muitos dos povos de Deus. É a história de como dois dos filhos de Arão, Nadab e Abiú foram mortos de repente por Deus.

Aarão, é claro, era o irmão mais velho de Moisés e o primeiro sumo sacerdote de Israel. Deus consagrou Arão e seus filhos à santa vocação do sacerdócio.

Foi no contexto de seu serviço sacerdotal que dois dos quatro filhos de Aarão, Nadab e Abiú, obtiveram um incensário – uma espécie de vaso que foi usado na antiguidade para conter o incenso queimado, como uma oferta diante de Deus – pegaram cada um o seu, colocaram incenso dentro, puseram fogo e ofereceram o que o livro de Levítico chama de “fogo não autorizado”.

O que é “fogo não autorizado”, ou, como é descrito em outras traduções, “fogo profano” ou “fogo estranho”?

Usamos a palavra profano para se referir ao que não está de acordo com os preceitos religiosos, mas a palavra profano vem do latim profanus, que significa, literalmente, “fora do templo.”

Então, em um sentido literal, Moisés, como o autor de Levítico, está dizendo que o fogo que Nadab e Abiú apresentaram ao altar não foi purificado nem consagrado. Por isso, Deus tirou a vida.

Por cima, parece que esta foi uma punição cruel e incomum. Esses jovens sacerdotes claramente violaram alguma prescrição que Deus estabeleceu para a oferta de incenso no lugar sagrado, mas pode ter sido apenas uma brincadeira ou uma inovação maliciosa.

Era realmente necessário para Deus repreender essas ações de forma tão dura?

Para entender melhor este incidente, devemos voltar para o livro de Êxodo.

Pouco antes de Deus ter dado os Seus Mandamentos, Ele disse a Moisés que logo viria a ele em uma nuvem grossa para que o povo o ouvissem falar e acreditassem (Êxodo 19:9). Para preparar essa visão estupenda, Deus ordenou ao povo que se consagrasse (Êxodo 19:10). Ele também estabeleceu fronteiras estritas ao redor do Monte Sinai, dizendo que quem quer que tocasse a montanha morresse (Êxodo 19:12).

Quando Deus veio “houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.”(Êxodo 19:16) . Deus chamou Moisés para ascender a montanha, mas antes de revelar Sua lei, Deus enviou Moisés de volta à montanha para repetir e expandir o aviso. Ele disse:

“Desça e alerte o povo que não ultrapasse os limites, para ver o Senhor, e muitos deles pereçam. Mesmo os sacerdotes que se aproximarem do Senhor devem consagrar-se; senão o Senhor os fulminará”. Êxodo 19:21,22


Assim, na própria formação da nação de Israel, Deus estabeleceu as leis fundamentais da consagração para os sacerdotes. Ele advertiu-lhes que, se eles não fossem consagrados ou se violassem sua consagração, ele “explodiria” contra eles.

Nadab e Abiú violaram a santa lei do sacerdócio. Quando eles fizeram isso, Deus os matou, lembrando a Israel da santidade de Sua presença. Por isso, Moisés lembrou a Arão: “Isto é o que o Senhor disse:” Entre os que estão perto de mim, serei santificado, e diante de todo o povo eu serei glorificado “.

Quando ouviu isso, Arão manteve a paz “Mesmo no meio de sua dor, ele sabia que seus filhos haviam cometido uma ofensa grave contra o Deus santo de Israel.

Um aspecto da igreja moderna que mais me entristece e me preocupa é que os crentes não são mais encorajados a ter um medo saudável de Deus. Parece assumir que o medo do Senhor é algo que pertenceu ao período do Antigo Testamento e não deve ser parte da vida do cristão.

Mas o medo de Deus envolve não apenas um tremor diante de Sua ira, mas uma sensação de reverência e admiração por causa de Sua gloriosa santidade.

Embora vivamos do lado acabado da cruz, o medo do Senhor ainda é o começo da sabedoria (Salmo 111:10). Deus ainda é um fogo consumidor, um Deus ciumento (Deuteronômio 4:24).

Quando chegamos à Sua presença, devemos vir como filhos, como aqueles que foram reconciliados, mas deve haver um medo piedoso inspirado pelo respeito por Aquele com quem estamos lidando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...