Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pare de Ler Jeremias 29 Fora do Contexto!


"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
 Jeremias 29:11

Alguém está passando por grandes dificuldades, alguém se aproxima e em meio a Palavras de conforto uma frase é lançada: “Deus tem pensamentos de paz para você!”.

Muitas vezes nos aproximamos de Jeremias 29:11 como um manto de segurança: Deus tem um plano para mim que é bom, este sofrimento que eu estou passando terminará em breve e então o meu dia vai raiar! Mas isso não é o que Deus estava prometendo aos israelitas, e também não é o que ele está nos prometendo.

Aqui está o contexto: os israelitas estavam no exílio, um castigo de Deus como resultado de sua desobediência.

O profeta Jeremias confronta o falso profeta Hananias, que proclamou com coragem que Deus iria libertar Israel da Babilônia em dois anos.

Jeremias anuncia a mentira de Hananias, e então declara a promessa que lemos em 29:11. Deus realmente tem um bom plano para os israelitas, e é um plano que lhes dará esperança e um futuro próspero. Parece bom, certo?

Antes de compartilhar essa promessa, ele lhes dá essa ordem de Deus: 

"E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.'
Jeremias 29:7

Isto não é o que os israelitas queriam ouvir! Eles queriam que lhes dissessem que iam para casa. Eles queriam ser informados de que o seu sofrimento iria acabar. Em vez disso, o plano de Deus era que eles ficassem bem onde estavam e ajudasse a prosperar a nação que os escravizava!

E então veio o maior golpe de todos: 

"Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar."
Jeremias 29:10


Deus diz que ele cumpriria isto “depois de setenta anos”. Isso significava que nenhum na geração atual de israelitas retornaria a sua casa. Que coisa esmagadora a ser contada!

Que coisa dura você está atravessando atualmente? 

No meio de seu sofrimento, apegue-se a Jeremias 29:11, mas apegue-se a ele pela razão correta: não na falsa esperança de que Deus vai tirar você de seu sofrimento, claro que Ele pode fazer isso, porém se apegue na verdadeira confiança do evangelho que ele lhe dará esperança no meio de suas maiores provações.

12 comentários:

  1. O contexto me fez entender e meditar melhor.

    ResponderExcluir
  2. Lendo o texto eu vejo claramente que Deus faz tudo da maneira quele quer e não do nosso jeito pra nos agradar porque de uma maneira ou de outra ele nois castiga sim quando nóis samos desobidiente nois pagamos o presso

    ResponderExcluir
  3. Hj muito se prega sobre ou Deus faz ou Deus faz e se esquece do que é santidade.Deus pode sim abençoar.mas a prioridade é o céu

    ResponderExcluir
  4. Esses três versos de Jeremias 29:7-11 estão consubstanciados nas palavras de Jesus contidas em Mt 5:24-26, ou seja, primeiro tem que haver a reconciliação ou, pelo menos, pararem as agressões.

    ResponderExcluir
  5. A paz do senhor ..nao temos publicar outro comentário ...temos que aprender com esse ...ok..

    ResponderExcluir
  6. Benção pura estou aprendedo dia a dia Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus,tantos "cristãos" iludidos com os "ensinos" enganosos,falsos.
    Hoje a palavra de ordem direcionada a igreja é prosperidade(se vc passa por provas nessa terra então tem alguma coisa errada com vc,os "profetas"
    até dizem aquela velha frase:se arrochar ou se a coisa começar a ficar feia não reclame,se conserte com Deus rs.
    Nesse estudo temos a certeza da soberania de Deus,faz do jeito que Ele quer,no tempo e com quem quer e não do nosso jeitinho rs,Ele não tem que satisfazer nossos desejos o tempo todo(somos pretensiosos,arrogantes de mais).
    Nos perdoa Senhor..!🙄
    Seus olhos estão sobre toda
    terra👀





    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Maluna-comentário à cima também...

    Porque Dele,por Ele,para Ele são todas as coisas...

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor a todos, obrigada por compartilhar esse estudo. Que venham outros. Obrigada♥️

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...