Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Europa é atingida por misterioso aumento nos níveis de radiação

Zona de exclusão perto da central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (arquivo)

Um aumento inexplicável nos níveis de radiação tem sido detectado por estações de monitoramento ao longo de todo o norte e oeste europeu. Embora a situação ainda não represente um grande risco para os humanos, autoridades locais se esforçam para entender o que pode estar acontecendo.

De acordo com alguns especialistas, o fenômeno seria evidência de um provável vazamento nuclear em alguma instalação do continente.

Em janeiro, estações da Noruega detectaram a presença do radioiodo I-131, um isótopo radioativo que é um subproduto da energia nuclear e de certos processos médicos. Embora perigoso para o organismo, o país considerou que os níveis não eram altos o suficiente para emitir um alerta.

Pouco depois do caso norueguês, Finlândia, Polônia, Alemanha, República Tcheca, França e Espanha também relataram ter detectado a substância. No entanto, o nível mais alto, verificado na França, era cem vezes menor do que o mínimo considerado para um alarme.

De acordo com a chefe da Autoridade Norueguesa de Proteção da Radiação, Astrid Liland, embora minúscula, a radiação está se espalhando, e as autoridades europeias acreditam que esteja vindo de algum lugar da Finlândia, da Suécia ou da Rússia.

"Uma vez que apenas o iodo-131 foi medido, e nenhuma outra substância radioativa, pensamos que se origina de uma empresa farmacêutica que produz drogas radioativas", disse Liland ao Motherboard. "O iodo-131 é usado para o tratamento de câncer", explicou.

Apesar dos registros e da desconfiança dos especialistas, ninguém assumiu a responsabilidade por qualquer vazamento radioativo até o momento.

Phonte: Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...