Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 20 de setembro de 2016

“Ensaios em pessoa: A base Bíblica para Trindade Santa”


Irineu Siqueira Neto

Meu irmão, minha irmã e prezado leitor do Blog Os 4-6, Paz e Graça!

É recorrente o artifício de grande maioria dos espíritas kardecistas de colocar na condição de dogma algumas Verdades Bíblicas que se opõem à seita francesa.

O que é um dogma? Dogma é um termo de origem grega que significa literalmente “o que se pensa é verdade”. Ou seja, grosso modo, é uma mentira oficializada por uma instituição!

No caso em questão, estão os dogmas católicos que não possuem nenhum embasamento Bíblico, e que os seguidores do espiritismo anunciam em tom provocativo que nós
Protestantes emprestamos do catolicismo alguns dogmas, dentre eles este da Trindade.

Isso se deve ao fato de que para dar respaldo aos postulados do espiritismo é preciso rejeitar várias Verdades Bíblicas, como a Divindade de CRISTO, e para tentar colocar em xeque o Cristianismo como o conhecemos, eles também rejeitam a Doutrina da Trindade Santa.

Vamos então navegar pelas páginas da Palavra de DEUS e entendermos se a Trindade é um dogma católico ou uma Doutrina Bíblica.

Wayne Grudem define a doutrina da Trindade do seguinte modo:

"Deus existe eternamente como três pessoas - Pai, Filho e Espirito Santo - e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus"

Quando do momento da Criação do homem a Bíblia diz assim:

(Bíblia King James)

“Então Deus determinou: “FAÇAMOS o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão!”
Genesis 1-26

“Então declarou Yahweh Deus: “Eis que agora o ser humano tornou-se como UM DE NÓS, conhecendo o bem e o mal. Não devemos permitir que ele também estenda a sua mão e tome do fruto da árvore da vida e comendo-o possa viver para sempre!”
Genesis 3-22

“PORTANTO, VINDE! DESÇAMOS! CONFUNDAMOS a linguagem dos seres humanos, a fim de que não mais se entendam uns com os outros!”
Genesis 11-7

“Em seguida ouvi a voz do Eterno que chamava: “Quem hei de enviar? Quem irá POR NÓS?” Ao que prontamente respondi: “Eis-me aqui, envia-me a mim!”
Isaías 6-8


**

Nestas passagens vemos DEUS falando com outros seres de igual importância a Ele, pois participaram até mesmo da decisão de criar o homem, similarmente foram qualificados por DEUS em Gen. 3-22 como iguais a Ele:

“Então declarou Yahweh Deus: “Eis que agora o ser humano tornou-se como UM DE NÓS,”

A incógnita que fica é: quantos são então este “NÓS”?

Esta quantidade fica manifesta no Novo Testamento, mais antes de descobri-la, vamos a algumas passagens que corroboram com um DEUS Unitrino. Confira:

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus.’
João 1-1,2


(Ele, a Palavra, que é revelado como JESUS CRISTO nos versos 9-18, "estava com" significa que é uma pessoa distinta.)

“A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a toda a humanidade. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito através dele, mas o mundo não o reconheceu. Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. A proclamação de João Batista João testemunha sobre Jesus e exclama, dizendo: “Este é Aquele de quem eu disse: Ele, o que vem depois de mim, tem a excelência, porquanto já existia antes de mim.” 

E da sua plenitude todos nós temos recebido, graça sobre graça. Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou." 
 João 1- 9 a 18

“Pai, Eu desejo que os que me deste estejam comigo onde Eu estou e contemplem a minha glória, a glória que me outorgaste porque me amaste antes da criação do mundo.” 
João 17-24

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós?” 
1° Co 3-16

“Então, indagou-lhe Pedro: “Ananias, por que permitistes que Satanás encheste o teu coração, induzindo-te a mentir ao Espírito Santo para que ficasses com parte do valor do terreno?” 
 Atos 5-3

“Todavia, Eu vos asseguro que é para o vosso bem que Eu parta. Se Eu não for, o Advogado não poderá vir para vós; mas se Eu for, Eu o enviarei”
João 16-7

“Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;” 
1° João 2-1

“Entretanto, o mediador não representa somente um, mas Deus é um só.” 
Gálata 3-20


Por estas passagens é fácil perceber como DEUS é apenas Um e ao mesmo tempo Três.
Uma ilustração que eu gosto para definir a Trindade, é em relação ao sol, veja que brilhante:

-DEUS é o Astro!

-JESUS é a Luz!

-ESPÍRITO SANTO é o Calor!


E como a Cristandade chegou ao número três?

Vamos conferir na Bíblia pois é aqui que toda mentira se acaba:

“Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO;” 
 Mateus 28-19

“Existem diferentes tipos de dons, mas o Espírito(SANTO) é o mesmo. Existem várias formas de ministérios, mas o Senhor(JESUS) é o mesmo. E há diversas maneiras de atuação, mas é o mesmo Deus(PAI) quem efetua tudo em todos.” 
 1° Coríntios 12-4,5,6

“A graça do SENHOR JESUS CRISTO, o AMOR DE DEUS e a COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO sejam com todos vós! 
 2° Coríntios 13-14

“...escolhidos em conformidade com a presciência de DEUS PAI, pela obra santificadora do ESPÍRITO, para a obediência e a aspersão DO SANGUE DE JESUS CRISTO, graça e paz vos sejam multiplicadas. Glória a Deus pela Salvação” 
 1° Pedro 1-2

“Há um só corpo e um só ESPÍRITO, da mesma forma que a esperança para a qual fostes chamados é uma só; há um só Senhor(JESUS), uma só fé, um só batismo, um só DEUS e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” 
 Efésios 4-4,5,6

“Vós, porém, amados, edificai-vos na santíssima fé que tendes, orando no ESPÍRITO SANTO. Conservai-vos no amor de DEUS, aguardando confiantemente a misericórdia de nosso SENHOR JESUS CRISTO para a vida eterna.” 
Judas 1-20,21

**

Vamos recordar a definição de um dogma no início do artigo?

Segue:

>>“O que é um dogma? Dogma é um termo de origem grega que significa literalmente “o que se pensa é verdade”. Ou seja, grosso modo, é uma mentira oficializada por uma instituição!”<<

Após este dossiê Trinitário, é impossível conceber que a Trindade Santa seja algo que apenas se 'pense como verdade', e da mesma forma, se alguém afirmar que não possui base Bíblica estará incorrendo em uma inverdade grosseira e de forma deliberada indo contra a Palavra de DEUS. 
Para defender que a Trindade não é uma Verdade Escriturística, é preciso negar a própria Escritura!

Diante de uma Verdade Bíblica tão magnífica, como a Doutrina da Trindade, vamos finalizar, sem concluir o tema, citando o início de uma oração Puritana:


TRÊS EM UM, UM EM TRÊS, DEUS DA MINHA SALVAÇÃO, Pai celestial, Filho bendito, Espírito eternal, Eu te adoro como único Ser, única Essência, Único Deus em três Pessoas distintas, Por trazeres pecadores ao teu conhecimento e ao teu Reino.

Ó Pai, tu me amaste e enviaste Jesus para me redimir;

Ó Jesus, tu me amaste e assumistes minha natureza; Derramastes teu sangue para lavar meus pecados, Consumaste justiça para cobrir a minha iniquidade;

Ó Santo Espírito, tu me amaste e entraste em meu coração, Lá implantaste a vida eterna, Revelaste-me as glórias de Jesus.

Amém!

Um comentário:

  1. a palavra é o unigênito fica claro nos textos acima, Pai e filho conversando, dois seres espirituais, conhecedores do bem e do mal, semelhantemente o homem passou a conhecer o bem e o mal, a palavra (unigênito)era Deus, pois ainda não existia, saiu do seio do Pai, passou a existir, e estava com o Pai, a palavra é o unigênito, e o unigênito é o Espírito Santo,o pai envia o filho para esta na carne e assim foi Ele manifestou-se no Messias que é o Primogênito quem são os três: Um só é o todo poderoso (Deus) que fez todas as coisas, e deu ao filho único poder e que todas as coisas lhe sejam sujeitas, exceto um o todo poderoso, e este queria ser participante da criação (homem) por isso levantou um servo fiel Messias para manifestar-se nele,por abrigar o filho único o Messias também foi chamado filho do altíssimo, o primogênito, o primeiro de muitos irmãos.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...