Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Estudo Bíblico - Tema: “490, sem perdão não existe solução”. Ensaios em pessoa

Resultado de imagem para 490, sem perdão

Por Irineu Siqueira Neto

(Estudo que eu ministrei ontem em uma missão da Igreja Batista a qual sou membro!)

Abertura: 

Miquéias 7:18-19. “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”

-A benevolência é a qualidade ativa do Amor de DEUS cheio de ternura.

Jesus demonstrou a atitude perdoadora quando perdoou os pecados de pessoas que vieram a ele durante sua jornada terrestre:


-Ele perdoou um paralítico em Cafarnaum (Mateus 9:2).
-Na casa de um fariseu chamado Simão, Jesus perdoou os pecados de uma mulher (Lucas 7:48).
-Jesus, sendo Deus, mostrou seu poder divino de perdoar pecados, mesmo contra as objeções das pessoas que negavam sua divindade (Marcos 2:10).
-Todos os pecados são ofensas contra Deus; ele é o único que pode perdoar essas ofensas.

Mentira do diabo: Existe um ditado popular que diz: "Essa foi a gota d`água que transbordou o balde!"

Esse ditado significa que chegamos a uma situação limite, daquelas em que não é mais possível tolerar algum ofensa ou fato desagradável que vem se repetindo. 

Para um Crente que perdoa, essa situação limite nunca será alcançada na esfera familiar devido ao seu comportamento perdoador. Ou seja, o "balde" do Cristão estará sempre vazio, o máximo em algum momento poderá ser encontrado molhado. 

A exceção fica para o âmbito profissional! Entenda que aqui o conceito a ser utilizado é o de não admitir um caso de incompetência contínua. 

Tema: “490, sem perdão não existe solução”

Mateus 18:21,22  “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.”

Uma coisa é falar sobre perdão e outra coisa é praticar o perdão. Perdoar não é uma coisa simples, nem fácil, mas é necessária, vital para a comunhão do Crente com DEUS.

Credor incompassivo:

- Era devedor de 10 mil Talentos;
- Era credor de cem Denário;

Um Denário era o salário de um dia de trabalho Mt 20-2. Um Talento valia cerca de seis mil Denários.
Dez mil Talentos então eram o salário de 60 milhões de dias de trabalho, uma quantia impossível de ser paga.
Foi assim que JESUS retratou quão desesperadora é a situação do homem.

Conceituar a diferença entre ofensas e danos!  Não pode magoar-se com qualquer coisa!

A gente só magoa quem a gente ama! (Repetir durante a mensagem)

-1° Perdoe a si mesmo: 1 João 1.8,9 “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Aqui nós temos duas partes de entendimento.

a) Você como ofendido deve pedir perdão ao ofensor. Por que? A verdadeira cura será em você mesmo.

b) Perdoe-se a si mesmo de fato e de direito. Salmos 103-10: “Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.”

-2° Perdoe seu cônjuge: Isaías 43:18 "Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas."

Ao perdoar o cônjuge devemos resistir à tentação de comparar nossos pecados aos dele.
Resista à tentação de lembrar continuamente os erros.

Perdoar o cônjuge é uma escolha nossa, não seremos forçados a fazê-lo, porém dar o dom do perdão permite-nos vencer sentimentos de raiva, amargura ou vingança, curar feridas espirituais e trazer a paz e o amor que só Deus pode nos conceder.

Continuar a fazer nossa parte dentro do matrimônio será mais fácil dar e receber o perdão.
Em casa que falta perdão, todo mundo briga e ninguém tem razão!

-3° Perdoe seu parentes: Colossenses 3:13. "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós."

Muitas pessoas estão paralíticas em suas emoções por causa da falta de perdão. Por terem sido duramente desapontadas ou injustiçadas, principalmente no relacionamento com as parentes, mergulharam num lodaçal de mágoa, amargura e ressentimento. Em consequência disto, se tornaram pessoas críticas e murmurantes.
Não é preciso que os nossos pés estejam presos em correntes para sermos escravos, a falta de perdão é uma terrível forma de aprisionamento.

-4° O verdadeiro perdão nos restaura:
Perdoar não é esquecer, perdoar é não se incomodar mais com a ofensa sofrida.
Não há vida saudável sem o exercício do perdão.

Precisamos entender que o perdão não se encontra na pessoa perdoada, mas na que perdoa.

-5° Não supervalorize tuas ofensas:
1 Coríntios 11:1 “Sede meus imitadores como sou de CRISTO”
Lucas 23:34 “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”

Primeiras palavras de JESUS na Cruz, e Ele não supervalorizou a ação de seus algozes contra si mesmo, e sim a Graça Misericordiosa que lhe é peculiar.

Esta primeira frase foi dita em forma de prece para que Deus perdoasse a ignorância daqueles que o crucificavam: os soldados romanos e a multidão que o acusava.

Reflete e confirma uma exortação anterior de Jesus, quando instava a seus seguidores que amassem e perdoassem seus inimigos (Mateus 5:44).
Alguns manuscritos antigos omitem a menção àquela frase pois verdadeiramente Jesus sabia que eles estava agindo sem pensar.

Você sabe o que CRISTO sofreu na Cruz? Veja o que Pedro nos diz sobre o sofrimento Dele:

1 Pedro 2:21-24 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”

-6° Perdão começa com arrependimento:
Atos 3:19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados”
A primeira morte registrada entre os seguidores de Jesus foi de Estêvão, cujas últimas palavras foram: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” Atos 7:60

E o grande Apóstolo Paulo foi espectador da morte de Estêvão.  

Atos 9: Um legítimo encontro com JESUS gera nova criatura que será produzida após o arrependimento.

-7° Se você escolher não perdoar...

A falta de perdão deve ser encarada como pecado contra a santidade de Cristo. É uma afronta ao sacrifício perfeito do Senhor Jesus. Uma pessoa que recusa a perdoar desconhece completamente o significado da obra do Calvário. Está cheia de si mesma e de direitos, que não consegue enxergar o abismo em que se encontra.

Que pecado alguém poderia cometer contra mim que pudesse ser maior do que o meu próprio pecado diante de Deus? É por isso que o nosso Pai celestial não está procurando pessoas cheias de virtudes cristãs, Ele busca ansiosamente ver o Seu Filho revelado e sendo formado em cada um de nós.

Portanto, com a vida de Cristo habitando e crescendo em nós, somos livres para perdoar, assim como Deus já nos perdoou em Cristo.

-8° Quando você não perdoa, agindo assim você “assume” o lugar de DEUS:
Romanos 12 -19 “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”

Deuteronômio 32-35: “A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.”

Sem perdão, o sentimento que crescerá dentro de você é a vingança. Como está estabelecido que a vingança pertence a DEUS, você tomará 

O Cristão não deve buscar a vingança pessoal, porém deve deixar que DEUS promova a punição devida à iniquidade, que é o pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um, em não ser correto, sem ser perverso.

-9° Existe pecado sem perdão? Sim. Blasfêmia contra o Espírito Santo

Mateus 13 - 32 "Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir."

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." Efésios 4:32.

490 vezes é a quantidade de perdões que devemos dispensar a nossos irmãos. 

O nosso perdão deve seguir a quantidade de vezes que fomos perdoados por DEUS (grosso modo, 60 milhões de vezes) O mais importante aqui não é quantas vezes se deve perdoar, mas estar sempre disposto a fazê-lo!

"Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.” Oséias 6-1

E o que é o perdão? Diz o poeta: “Perdão é o perfume da roa no calcanhar que a esmaga!”


Vá e não peques mais e perdoe mais!


Irineu Siqueira Neto 
Irineu Siqueira Neto

3 comentários:

  1. Ótimo

    O que temos que pregar nestes temos difíceis é isso mesmo que você abordou, o perdão.
    Esta faltando muito em nossas igrejas pregação como esta.

    Muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Verdade precisamos nos conscientizar que se nos não perdoamos estamos anulando o sacrifício de Jesus no calvário. continue levando essa palavra que Deus te abençoe.porque a liberação de perdap cura , além disso leva a salvação.

    ResponderExcluir
  3. Olá apaz do senhor. Palavras muito maravilhosa, pra, quem é corajoso e perdoa o seu irmão mais para quem não perdoa existem grandes barreira um grande abismo. Muito obrigado gostei muito dessas palavras.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...