Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 26 de março de 2016

"Ministro das Finanças" do Estado Islâmico foi morto na Síria

"Haji Imam", "Ministro das Finanças" do ISIS, morto em
operação americana na Síria
Imagem: One News Page
Conforme notícia pulicada hoje pela agência Associated Press e também pelo site jornalístico The Blaze, o militante identificado como "Haji Imam", supostamente o segundo homem mais importante da organização terrorista Estado Islâmico, foi morto em operação de militares dos EUA em território sírio, como parte das operações de combate ao movimento extremista.

A informação foi divulgada por Ashton Carter, Secretário de Defesa dos Estados Unidos.


De acordo com o veículo de comunicação norte-americano, "o Secretário de Defesa confirmou nesta sexta-feira que Haji Imam, 'notório terrorista' e oficial em um dos mais importantes postos de comando do movimento Estado Islâmico, foi morto em operação de tropas dos EUA na Síria". 

O nome real do militante salafista era "And ar-Rahman Mustafa al-Qaduli" - além dele, o "Ministro da Guerra" do grupo Estado Islâmico, Tarkhan Batirashvili, também teria sido morto em combate. Batirashvili nasceu na região do Cáucaso, na Geórgia, e era conhecido como "Omar al-Shishani" ou "Omar, o checheno" - ele teria ligação com os jihadistas em operação no sul da Rússia e com a frente al-Nusra, que também opera no Iraque e na Síria.

A rede de televisão norte-americana NBC afirmou, em seu site oficial, que Haji Imam acumulava os títulos de "o segundo homem mais importante do grupo Estado Islâmico" - logo abaixo do "califa" Abu Bakr Al-Baghdadi - e de "Ministro das Finanças" da organização. Conforme o editorial da NBC, a morte de Haji Imam é um pesado golpe contra os extremistas, e é mais um sintoma do enfraquecimento do grupo em sua principal área de atuação. 

O ataque contra o ISIS também se mostrou um sucesso para a coalizão que busca erodir o controle dos terroristas sobre a região onde está localizado o centro de poder do "califado", que é rica em petróleo, vendido para financiar compra de armas e treinamento para militantes.

O Secretário de Defesa Ashton Carter afirmou que "atacar diretamente a liderança do Estado Islâmico é uma ação necessária, mas ainda está longe de resolver o problema - 'chefes' podem ser substituídos. Todavia, no caso desses dois comandantes que acabaram de ser abatidos, o impacto sobre os soldados do grupo é consideravelmente maior, porque ambos eram líderes de grande experiência e que estavam comandando o grupo há bastante tempo".

Apesar da comunicação oficial sobre a morte dos dois terroristas, Ashton Carter não forneceu mais detalhes a respeito da operação bem-sucedida - a NBC informa que "Carter se recusou a falar mais a respeito do procedimento que levou à morte de Haji Imam e Tarkhan Batirashvili. O Secretário de Defesa também não especificou onde ou quando os dois comandantes do ISIS foram mortos - ele afirmou apenas que 'Haji' supervisionava e assegurava as operações de financiamento que permitiam ao grupo a aquisição de armas e treinamento, através de seus contatos pessoais. O jihadista também estaria coordenando a atividade do movimento terrorista na Líbia, e seria um dos principais assessores diretos do 'califa' Abu Bakr al-Baghdadi".

Reportagem da CNN sobre a morte de "Haji Imam" - "Ministro das Finanças" do grupo terrorista seria o segundo na linha de sucessão do atual "califa":
Phonte: D.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...