Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

TMI, marxismo e Augustus Nicodemus

Julio Severo
A Teologia da Missão Integral (TMI) tem ligação com o marxismo? A surpresa não é uma resposta “sim.” A surpresa é ver o Rev. Augustus Nicodemus, que é um dos principais líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), tocar no assunto, num vídeo curtíssimo.
Assista:



Ele reconheceu, enfim, que o marxismo dentro da TMI é um grande problema, mas não admitiu que esse problema está alojado nas entranhas da IPB desde pelo menos a década de 1950. A figura mais proeminente da TMI na IPB era Caio Fábio, que quando era a maior estrela presbiteriana do Brasil não era criticado nem por suas ligações com a TMI nem por suas aproximações ao PT.
Aliás, numa entrevista conduzida por Nicodemus na TV Mackenzie, a pergunta que ele apresentou aos debatedores, que eram professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi: “O que a gente ouve de crítica às vezes da Teologia de Missão Integral é que de alguma forma está associada ao marxismo. Essa crítica procede?”
A resposta de um dos professores foi que a TMI, ao ser acusada de ser uma espécie de marxismo disfarçado, é vítima de uma crítica “excessiva” e “indevida.” Nicodemus, porém, nada respondeu ao erro do professor, cometido há mais de um ano. Talvez ele tenha deixado para responder no curtíssimo vídeo de agora.
Na entrevista inteira, Nicodemus não expressou nenhuma vez que a TMI tem ligação com o marxismo. Diante dessa entrevista, que conseguiu até desvincular a TMI do marxismo, o atual vídeo curtíssimo dele é uma surpresa.
O vídeo apresenta um problema, tal qual um médico chega diante de um paciente e, numa descrição de 2 minutos, explica: “Você tem câncer!” É claro que o tratamento, que será duro, não vai durar 2 minutos. Exigirá muito, muito tempo, assim como foi preciso muito tempo para a TMI se alojar na IPB.
Se Nicodemus quer ajudar nesse longo tratamento médico, agora ele deveria liderar blogueiros e líderes calvinistas, que passam tempo excessivo criticando os neopentecostais, a passar igual ou maior tempo combatendo o câncer da TMI, que é a maior ameaça à Igreja Evangélica do Brasil.
Em seu vídeo, o Rev. Augustus Nicodemus descreveu o câncer marxista da TMI, mas não disse o nome da vítima ou vítimas nem quanto tempo vai levar para trazer a cura. Ele se absteve de dizer se terá como foco principal o combate a esse câncer. Ele, que faz questão de citar o nome do Dr. Peter Wagner (que foi o primeiro combatente da TMI na história evangélica) e outros quando ataca o movimento apostólico, também se absteve de citar nomes de promotores proeminentes da TMI.
Outro nome é Ariovaldo Ramos, que também já declarou que a TMI é a versão protestante da Teologia da Libertação. Ramos ficou famoso ao lamentar a morte do ditador socialista Hugo Chávez. (Ariovaldo Ramos, profeta da Teologia de Missão Integral, anuncia a nova ordem mundial!!)
Mesmo assim, Ramos podia, durante a gestão de Nicodemus no Mackenzie, dar aulas especiais de teologia.
Nessa altura, muitos poderiam perguntar se Nicodemus alguma vez parou para pensar na coerência disso. Afinal, não dá para imaginar o Mackenzie permitindo Silas Malafaia dando aulas de teologia, ou fechando com chave de ouro cursos de teologia, como fazia Ramos. Se a TMI é um perigo, como insinua Nicodemus agora, por que então ele deu tanta liberdade para os promotores da TMI no Mackenzie?
A resposta principal pode estar na pressão da internet.
Diferente de muitos anos atrás, quando a internet estava repleta de elogios à TMI, especialmente vindo de fontes calvinistas, hoje a internet tem muitos artigos contra a TMI, e dou graças a Deus que faço parte desse pioneirismo. Durante anos, eu e outros vínhamos trabalhando muito duro para expor que a TMI é uma ameaça marxista dentro da Igreja Evangélica. Portanto, dizer hoje que a TMI é um problema não é novidade para ninguém. É chover no molhado de uma chuva torrencial que já está caindo há um bom tempo.
Nicodemus realmente acredita no que ele disse sobre a TMI em seu vídeo de dois minutos?
Muitos poderão acreditar nele se ele for sério o suficiente para passar pelo menos as próximas duas décadas aplicando um necessário tratamento “quimioterápico,” sistemático e metódico, contra o câncer do liberalismo teológico da TMI, que precisou de muitas décadas e da atuação de figuras presbiterianas proeminentes como  Caio Fábio para se tornar a grande ameaça que é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...