Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Os Cristãos Precisam Guardar os Sábados?


"Assim diz o Senhor: "Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão.
Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado, para não profaná-lo, e vigiando sua mão, para não cometer nenhum mal".
Que nenhum estrangeiro que se disponha a unir-se ao Senhor venha a dizer: "É certo que o Senhor me excluirá do seu povo". E que nenhum eunuco se queixe: "Não passo de uma árvore seca".
Pois assim diz o Senhor: "Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança, a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.
E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e para prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado sem profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança,
esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos".
Isaías 56:1-7


Com base nos versículos acima perguntamos, é necessário à observância dos sábados pelos cristãos? 

Deixemos a própria Bíblia responder essa pergunta: Porque pela Bíblia entendemos claramente que o profeta Isaías está falando aos filhos de Israel, pois o profeta embora messiânico, seu ministério foi no tempo da lei.

Ele fala de eunucos, de holocaustos e sacrifícios que eram praticados pelo povo de Israel no passado, fala também da observância dos sábados, convém lembrar que a lei foi dada aos filhos de Israel e hoje nós estamos no tempo da graça.

Os eunucos serviam ao rei, e quanto os sacrifícios hoje não se praticam mais. Assim sendo falaremos sobre a necessidade ou não da observância dos sábados pelos cristãos? É fato que existem algumas igrejas que exigem de seus membros a observância dos sábados, porém, é necessário sabermos para que, e a quem foi exigida a guarda dos sábados, Bíblia tem a resposta correta.

Quando Deus terminou a obra da criação Ele descansou e santificou o sétimo dia (o sábado) como está escrito em Gênesis 1:2 e 3 

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera”.

Posteriormente o Pai estabeleceu esse dia como sinal entre Ele e os filhos de Israel, conforme está escrito em Êxodo 31.13 e 16 

“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua”.

Na lei que foi dada por Moisés aos filhos de Israel, era exigido deles a guarda dos sábados João 1.17 

“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. 

Se algum gentio no tempo do Antigo Testamento aceitasse a lei era obrigado a obedecê-la em todas as exigências advindas dela, porém a lei tão somente apontava o pecado e a condenação para os desobedientes.

Todavia, Jesus Cristo não veio invalidar a lei, Mateus 5.17 

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir”. 

Porém a lei serviu-nos de aio para nos levar a Cristo, Gálatas 3.24 

“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”. 

 Agora que vivemos por fé e na graça em Cristo, já não precisamos mais de aios, Gálatas 3.25 

“Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio”.

O fim da lei é Cristo disse o apostolo Paulo em Romanos 10.4 

“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”. 

A lei e os profetas duraram até João; Lucas 16.16 

“A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele”.

Se alguém quiser guardar o sábado precisa obedecer integralmente a lei e isso é invalidar o sacrifício de Cristo, porque a lei somente apontava o pecado e a condenação, e Cristo perdoa pecados dos que vem a Ele e dá certeza de salvação, isso está muito claro na Bíblia. Lucas 7.48

 “E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados”. 

 E em Marcos 5.34

 “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”.

Prestemos atenção nos mandamentos determinados por Cristo.

Veja o que diz em Mateus 22: 35 a 40 

“E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.


Os Apóstolos deixaram para os gentios as seguintes recomendações: Atos 15:28 e 29 

“Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá”. 

Essas são as recomendações deixadas por Cristo e pelos apóstolos para todos os cristãos.

No tempo da Lei se algum gentio quisesse crer seguir os ensinos de Jeová teria que aceitar a lei em sua totalidade e hoje no tempo da graça os israelitas que aceitarem a Cristo tal como nós, terá que aceitar tal como Jesus determinou e o que os apóstolos ensinaram, assim não estarão sujeitos a lei porque a lei veio por Moisés e graça veio por Jesus Cristo. E nós vivemos por fé.

Não encontramos no Novo Testamento algo que nos obrigue a observar os sábados, pois nosso Senhor Jesus até do sábado é Senhor, Lucas 6.5 

“E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado”.

Jesus foi censurado por algumas vezes porque operava milagres no dia de sábado e até os seus discípulos por colherem espigas no sábado. Ele nenhuma vez recomendou aos cristãos essa observância. Pois está escrito nos versículos a cima que a observância dos sábados é sinal entre Deus e os filhos de Israel.

O cristão deve observar as recomendações que estão no Novo Testamento, porque tudo o que está na lei e no Antigo Testamento que precisa ser observado hoje, (no tempo graça) estão registrados no Novo Testamento, e não encontramos a exigência de observarmos a guarda dos sábados nem uma só vez desde o Evangelho de Mateus até o Apocalipse.

Já no inicio da graça existiam pessoas que queriam judaizar a igreja, mas os apóstolos não aceitaram tais ensinos, não é de admirar que hoje ainda tenha alguém que queira aplicar os ensinos judaicos na igreja, examine o que está escrito em em, Gálatas 4:10 e 11 

“Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco”.

Se alguém puder mostrar essa exigência no Novo Testamento ficarei imensamente grato e assim como Paulo diz em II Timóteo 1: 12, e também digo, eu sei em quem tenho crido.

Pr. Ismar Vieira Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...