Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A relação entre cristianismo e judaísmo


Os teólogos costumam dar duas respostas para a relação entre o cristianismo e o judaísmo. A primeira delas diz, simplesmente, que o cristianismo substitui o judaísmo, a outra afirma que ele existe paralelamente à religião judaica. 

No entanto, ambas afirmações partem do ponto de vista do próprio cristianismo e não atentam para um paradigma superior sobre a religião revelada e ensinada por Deus.


É necessário tentar entender as duas religiões do ponto de vista divino. E, neste caso, sequer cabe falar em judaísmo ou cristianismo. Primeiro, porque ambas nomenclaturas foram dadas muito posteriormente à existência das próprias religiões e não são termos escriturísticos. Segundo, porque, aos olhos de Deus, não há duas religiões, mas uma apenas.

Enquanto Deus se revelava ao homem, no período que denominamos Antigo Testamento, fazia isso com vistas à manifestação do Messias. Todas as profecias, de alguma forma, apontavam para a encarnação de Cristo. Portanto, esta faz parte da mesma religião que existia antes e não como um substituto.

E se a existência da Igreja, como sequência à missão de Cristo, é verdadeira, ela apenas pode ser entendida como uma continuação do que já existia, como parte de uma mesma revelação. Deus preparou a humanidade para o Messias e para a Igreja, portanto, estes fazem parte da Revelação e não são uma alternativa a ela.

Cristo se manifesta cumprindo as Escrituras e o que ele propõe para depois dele mesmo é a continuação delas. Portanto, não há de se falar em duas religiões, nem em duas revelações. Há uma religião apenas: aquela que profetizou sobre o Messias, na qual ele se manifestou e que continua até hoje.

O que chamamos de cristianismo pode ser considerado uma fase adiante da religião dada por Deus. O que era o judaísmo antigo seria a fase anterior. E o que é chamado de judaísmo hoje seria, simplesmente, um desvio dessa religião.

Pensar diferente disso é acreditar que Deus mantém duas religiões paralelamente, duas revelações, dois caminhos de salvação. No entanto, isso é impensável e incoerente com tudo o que foi revelado.

Há apenas uma religião, uma via, e isso independente do nome que se dê a ela. Deus revelou a verdade e este é o caminho para a salvação. O que se afasta disso é, simplesmente, um erro.

Fonte: Fabio Blanco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...