Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 9 de junho de 2015

A Grande Tribulação do Livro de Apocalipse


A Grande Tribulação é um período de 7 anos, e corresponde à última das 70 semanas que Deus revelou a Daniel as quais estavam determinadas para purificação do povo de Israel (Dn. 9:24).

Para entendermos melhor o período da Grande Tribulação descrito no Livro de Apocalipse da Bíblia, precisamos antes falar um pouco das circunstâncias que envolvem esse acontecimento.

E a melhor forma de compreensão é apresentando um quadro escatológico, através do qual poderemos ter uma visão mais clara das etapas que se seguem cronologicamente, relacionadas ao que chamamos de “útimas coisas” e que acontecerão no final dos tempos, segundo a Bíblia Sagrada. 

A palavra “Escatologia” significa “estudo das últimas coisas”: “escatos” (últimas coisas) e
“logia” (estudo).

Dentre as várias escolas doutrinárias quanto às últimas coisas eu defendo a Pré-Tribulacionista e Pré-Milenista e portanto é o que vou apresentar neste artigo. Os Pré-Tribulacionistas e também Pré-Milenistas crêem que o Arrebatamento da Igreja, se dará antes do período da Grande Tribulação, por isso a razão desse termo “Pré-Tribulacionista”.

Relembre:
-Irineu Siqueira Neto: "Sonhei com o Arrebatamento!!"


Vejamos como fica o Quadro Escatológico na linha do Tempo, considerando a escola Pré-Tribulacionista:


1º Período2º Período3º Período4º Período5º Período6º Período
Apostasia Arrebata-mentoda IgrejaGrande TribulaçãoMilênio   Julga-mentosÚltimas Coisas
Tempo indetermi-nadoNum abrir e fechar de olhos7 anos divididos em 2 períodos de 3 anos e meio cada1000 anosTempo indetermi-nadoTempo indetermi-nado











Descrição e embasamento bíblico para a existência de cada período:

1º Período – Apostasia 


É o período que antecede o Arrebatamento da Igreja, onde haverá um nítido e alarmante secularismo e corrupção generalizados em todos os povos e nações; o pecado e a maldade se alastrarão no meio da sociedade, de forma nunca vista até então. Essa palavra vem do grego “Apostasia” e significa “afastamento”. É o abandono deliberado da crença na fé cristã.

Referências bíblicas que servem de base para se crer na existência desse periodo antes do arrebatamento da Igreja:

Mt. 24:3-11 – Os discípulos perguntaram a Jesus quais os sinais que antecederiam a Sua vinda e Jesus responde: falsos cristos (v.5); guerras e rumores de guerras (v.6); fomes, pestes e terremotos em vários lugares (v.7); perseguição generalizada aos cristãos (vv.8-9) e (II Tm. 3:12); escândalos, traição, ódio (v. 10); iniquidade, apostasia (v.11). 

Esse texto de Mateus pode ser perfeitamente comparado com Ap. 6:1-15.

Em II Ts. 2:1-6 Paulo escreve aos Tessalonicences que a vinda de Jesus Cristo não acontecerá antes que venha a Apostasia.

Outros textos: I Tm 4:1-5; II Tm. 3:1-5; I Jo. 2:18; II. Ts. 2:3

2º Período – Arrebatamento da Igreja


A segunda vinda de Cristo será em duas etapas: a primeira para buscar sua Igreja antes da Grande Tribulação, por isso utilizamos o termo “Arrebatamento”. A segunda etapa, Jesus Cristo voltará ao término da Grande Tribulação, para se reveler como Messias para o povo judeu e instaurar o seu Reino Milenial.

O arrebatamento será um evento misterioso para o mundo (Mt. 24:30 e I Ts. 4:16-17), onde diz que Jesus descerá até as nuvens e a Igreja subirá para encontrar com Ele nos ares.

Em I Ts. 4:15-17 o Apóstolo Paulo fala claramente aos cristãos de Tessalônica, como será o arrebatamento da Igreja. Da mesma forma ele também escreve para os cristãos de Corinto em I Co. 15:50-52.

Em Ro. 5:9 está escrito que os cristãos serão salvos da ira.

Em I Ts. 1:9-10, que Jesus nos livra da ira futura.

Em I Ts. 5:9-10, que Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Ap. 3:10 está escrito que os que perseverarem guardando a Palavra da paciência, serão guardados da hora da provação que há de vir sobre toda a terra.

Em Lc. 21:36 Jesus declara a possibilidade do cristão escapar da Grande Tribulação.

Em II Pe. 2:4-9 também entendemos que Deus retira e salva os justos antes de aplicar seu juizo.

Em Ap. 19:6-9 João descreve as Bodas do Cordeiro, por isso justifica-se que o arrebatamento acontecerá antes da Grande Tribulação, para a festa nupcial da Igreja com Jesus Cristo.

Ef. 5:25-32 há uma comparação de um relacionamento sadio entre o esposo e a esposa, com a Igreja e Cristo.

Em II Ts. 2:6-10 está implícito que o Espírito Santo é quem detém a manifestação clara do AntiCristo, mas que será retirado da terra juntamente com a Igreja, durante o arrebatamento.

3º Período – Grande Tribulação


O propósito da Grande Tribulação, não é preparar a Igreja para a Glória, mas sim como tempo de preparo para a restauração espiritual de Israel. Em Dn 9:24-27 está escrito a respeito das setenta semanas que estão determinadas para cessar a transgressão, dar fim aos pecados e expiar a iniquidade de Israel.

A septuagésima semana (v.27) corresponde à chamada Grande Tribulação, que terá duas etapas distintas: nos primeiros 3 anos e meio o Anticristo se manifestará e fará aliança com Israel e enganará os judeus, que pensarão que ele é o Messias, mas na metade dessa semana de 7 anos, (Dn 12:11) o Anticristo se revelará, quebrando todos os acordos de paz, então haverá uma grande perseguição tal qual nunca houve, contra Israel (o povo de Daniel) (Dn. 9:24 e 12:1 e 7). 

Essa perseguição durará 3 anos e meio, ou seja,1290 dias conforme está escrito em Dn. 12: 7 e 11. Em Dn. 12:12 está escrito que “Bem-aventurado o que espera e chega até1335 dias.

É possível que durante esses 45 dias de diferença, acontecerá a Batalha do Armagedom (Zc. 14:1-15; Ap. 6:12-17, 16:13-16 e 19:11-21), quando será a segunda etapa da segunda vinda de Jesus Cristo para lutar e vencer todas as nações que se levantaram contra Israel. 

Nessa segunda etapa da segunda vinda de Jesus Cristo, Ele descerá até a terra, no Monte das Oliveiras (Zc. 14:3-4). Então os judeus reconhecerão que verdadeiramente Jesus é o Messias.

A Batalha do Armagedom será uma guerra sem precedentes de um grande número de Nações, lideradas pelo Anti-Cristo, pela Besta e pelo Falso Profeta contra Israel; mas Jesus aparecerá nos céus como o verdadeiro Messias e batalhará a favor de Israel e vencerá, derrotando todos os seus inimigos. Essa Batalha marcará o final da Grande Tribulação e o inicio do Milênio.

Os cap. 6-18 de Ap. e 19:11-21 retratam os acontecimentos da Grande tribulação que é a 70ª semana de Daniel; a Igreja não é mencionada nesse período o que confirma que o Arrebatamento será mesmo antes da Grande Tribulação. Em Ez. 20:33-38 está profetizado o juízo contra Israel. Mt. 24:29-31 – registro do que acontecerá com a natureza durante o juízo de Deus para com Israel. Muitos serão salvos na Grande Tribulação (Ap. 6:9-11, 7:3-8 e14-15, 14:1-5, 20:4).

4º Período – Milênio


A segunda etapa da “segunda vinda” de Cristo aqui na terra marcará o final da Grande Tribulação, quando haverá também o Tribunal de Cristo, e então terá inicio Seu reino milenial.

O Tribunal de Cristo será no céu; o juíz será Jesus e o julgamento terá por base as obras que os salvos fizeram através de seus corpos aqui na terra. Será a recompensa e distribuição dos galardões (II Co. 5:10, I Co. 3:10-15 e Ro. 14:12)

Todos os salvos antes da Grande Tribulação e também os que forem salvos durante a Grande Tribulação, através de suas próprias vidas, reinarão com Cristo durante mil anos e serão sacerdotes de Deus e de Cristo.

O milênio será caracterizado em seis aspectos distintos: Espiritual: Jr. 31:31-34 e Is. 32:15-18;. Ético: Is. 32:15-18. Social: Zc. 9:10. Físico: Is. 11:6-7 e Zc 9:13-15. Político: Is. 60:11-12. Eclesiástico: Is. 63:23

No Milênio vão estar Jesus, a Igreja e os salvos do AT e os que forem salvos durante a Grande Tribulação, todos com corpos glorificados. Haverá também os sobreviventes da Grande Tribulação que ainda terão seus corpos naturais. Nesse contexto Jesus reinará diretamente sobre a terra e Satanás estará preso durante esse período de mil anos (Ap.20:2). O mal será removido da face da terra e a duração da vida dos homens será aumentada fantasticamente (Is. 2:2-5, 11:6-9 e 65:19-25)

Ao final dos mil anos, Satanás será solto por um pouco de tempo e seduzirá as Nações numa última tentativa de derrotar Jesus Cristo, ma o Senhor vencerá definitivamente (Ap. 20:7-10).

5º Período – Julgamentos


Acontecerá o juízo de Deus, chamado de Grande Trono Branco, onde comparecerão a esse julgamento todos os incrédulos mortos e já condenados de todas as épocas, e serão julgados segundo as suas obras que estiverem registradas nos Livros celestiais (Ap. 20:11-15). Essas obras definirão o grau de punição que esses mortos receberão na eternidade futura.

Apesar de já estarem condenados, eles comparecerão diante de Deus e de Cristo que será o juiz desse Trono Branco, para que possam ouvir sua sentença divina de condenação e saberem que seus nomes não se encontraram escritos no Livro da Vida, pois não creram e rejeitaram a salvação através de Jesus Cristo.

Segundo Ap. 3:21 esse Trono será compartilhado com as presenças de Deus Pai e de Deus Filho (Jesus Cristo), que foi Rei e Mediador de todos, mas agora será o Juiz de todos. Receberão a sentença de condenação eterna e serão lançados no lago de fogo, juntamente com a morte e o inferno (Ap.20:11-15).

Esse julgamento acontecerá num lugar não revelado, pois a terra já terá sido destruída (II Pe. 3:7, 12-13 e Is. 34:4)

6º e Último Período – Últimas Coisas


Tempo em que será criado novos céus e nova terra, para que os salvos desfrutem da eternidade futura, com Deus (Ap. 21-22).

Phonte: Artigos e Crônicas

8 comentários:

  1. Concordo!. Acrescentaria a isso:

    Apocalipse 6:9 (as almas dos que foram mortos)
    Ap. 7:13-14 (vieram de "grande tribulação")
    Ap. 20:4 (almas que foram degoladas)

    Aí fico pensando: Profetas passaram por perseguições e tribulações, os Apóstolos também, a igreja primitiva também e aí quando chega na nossa geração...Ah não, nós não vamos passar por tribulações e perseguições não! vamos ser arrebatados antes... irônico né!

    ResponderExcluir
  2. Paz e Graça senhores!

    Eu gostaria que vossas senhorias me explicassem a seguinte passagem da Escritura:

    Apocalipse 3-10: "Porque deste atenção à minha exortação quanto a suportar os sofrimentos com paciência, Eu, igualmente, te livrarei da hora da tribulação que virá sobre o mundo todo, para pôr à prova os que habitam sobre a terra."

    ResponderExcluir
  3. Prezados...

    Leiam este estudo:

    >>A Base nas Escrituras Para Esperarmos o Arrebatamento Antes da Tribulação<<

    http://oseias46a.blogspot.com.br/2015/04/a-base-nas-escrituras-para-esperarmos-o.html

    ResponderExcluir
  4. Irineu. Interessante ressaltar que:

    1) O versículo que mencionou (Ap.3:10)é da tradução da King James e usa o verbo "Livrar", mas, nas traduções "Almeidas" e Hebraico transliterado o verbo usado é o "Guardar".

    2) No Hebraico o verbo em questão é Shamar (guardar,preservar, proteger);

    3) Mas, sinônimo de "livrar" é: guardar, proteger,poupar...

    Analisemos: O verbo "guardar" só faz sentido nesse versículo se a igreja ainda estiver na Terra, assim como o povo Hebreu não foi "removido" do Egito ante as pragas que sobreveio,o Criador apenas os livrou,guardou do mal, protegeu, poupou-os das pragas...mas eles vivenciaram tudo aquilo!

    Se acharmos que o verbo "livrar" é não permitir que passem por...então como entender Mateus 24:22 que diz:

    "Se aqueles dias (os dias da tribulação) não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria, mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias".

    Veja que Cristo não diz que vai tirar (ou livrar) a igreja antes, mas, que vai abreviar os dias, do contrário nem a igreja resistiria...peraí, onde fica então a crença pré-tribulacionista de que a igreja será arrebatada antes?

    Ah mas os pré-tribulacionistas dizem que essa tribulação é só para o povo de Israel e não para a igreja!...discordo:

    - Romanos 10:12 (não há diferença entre Judeus e gentios)
    - Romanos 11:11 (se Cristo é a Oliveira verde, os judeus os ramos naturais e os gentios o zambujeiro enxertados na Oliveira verde que é Cristo e sendo Cristo a cabeça da igreja, logo, todos (judeus e gentios convertidos) são membros, formando uma só igreja, logo, não tem essa de que a tribulação é específica pro povo judeu.

    Volto a dizer: Os profetas, os juízes sofreram perseguições, Cristo e os discípulos sofreram, os apóstolos após a partida de Cristo sofreram, a igreja após a partida dos apóstolos também sofreram e aí a geração vindoura...não passa por nada disso!... então, o sentido do Apocalipse fica deturbado!

    Acredito que a igreja será arrebatada antes do "fim da tribulação", pq se for passar por ela inteira, ninguém vai se salvar!

    ResponderExcluir
  5. Veja esse vídeo muito interessante sobre o assunto, cita inclusive o tal do controverso arrebatamento secreto:

    Arrebatamento e Tribulação
    https://www.youtube.com/watch?v=rGv6jkakTNk

    Pena eu não ter achado o documentário que explica como surgiu essa visão do arrebatamento secreto e sem tribulação que teve origens nos USA com indivíduos maçônicos e difundidos por Hollywood em seus filmes!...se achar, posto aqui!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Parabéns irmão Abner, sua pregação é idêntica à verdade! Porém, gostaria de acrescentar algo. Os nossos amigos Pré-tribulacionistas se esqueceram que o livramento prometido em Apocalipse 3:10, tem três condicionais:

    PRIMEIRO: O Senhor prometeu livrar, não a Igreja “COLETIVAMENTE” como um todo, mas, alguns cristãos dentro dela “INDIVIDUALMENTE” (te guardarei), no tempo da tentação. Isto foi patente no tempo da Igreja Primitiva (antes ou depois de João escrever o Apocalipse) alguns discípulos do Senhor foram livrados da morte, já outros, torturados e mortos, como o caso de Tiago, Estevão, Pedro e Paulo etc...

    Segundo: O Senhor prometeu livrar aquele cristão que “GUARDA A SUA PALAVRA”; e jamais o que despreza a Sua Palavra, para defender uma falácia, uma teoria Pré de homens, a saber: De John Nelson Darbi.

    Terceiro: O Senhor prometeu livrar estes cristãos, “DA HORA DA TENTAÇÃO”, dentro da Grande tribulação, no segundo período dela (nos 42 meses da 1ª besta); após terminar o primeiro período tribulacional, o do Princípio de dores (Mat. 24:7-8).
    Portanto, só por aí, dá pra ver claramente, que a Igreja passará pela Gr. tribulação.

    Conheçam o estudo da Grande tribulação parte 1-2, acompanhado pelos 10 gráficos escatológicos, que anuncia a sequência e a cronologia perfeita do Apocalipse, vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja (exceto o dia, a hora e o momento da vinda do Senhor), solicitando gratuitamente pelo nosso E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que vem antes da tribulação e tudo que esta escrito faz sentido pra mim o negocio e nos se preparar para subir no arrebatamento porque na tribulação vai ser difícil

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...