Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Onde encontrar a Prosperidade


      Em que área encontrarei as melhores oportunidades de crescimento? Qual é a região melhor para trabalhar hoje? Que tipo de negócio está bom para ganhar dinheiro? Qual é a receita para o sucesso profissional? - eis algumas perguntas que freqüentemente ouvimos de profissionais que se acham em transição de carreira. Há perguntas e divagações também sobre o tempo - o melhor tempo para procurar um novo emprego, o tempo certo para tomar uma determinada decisão. Tudo isso faz lembrar um conto que é um dos clássicos da boa auto-ajuda, intitulado "Acres de Diamantes", do Dr. Russel H. Conwell (1843-1925), inspirado intelectual e palestrante americano, fundador da Temple University, conceituada universidade instalada na Filadélfia, Pensilvânia. 

      "Acres de Diamantes" originou-se de uma palestra que Conwell proferiu centenas de vezes para platéias entusiásticas - e é um clássico da literatura de inspiração. Narra a história de Al Hafed, um próspero e feliz fazendeiro que vivia com a família na antiga Pérsia. Era feliz porque era próspero e era próspero porque era feliz, mas ouviu falar dos diamantes e da riqueza que traziam e desejou possuir uma riqueza muito maior, passando então a sentir-se pobre. Hafed deixou a família e a terra natal e partiu em busca dos sonhados diamantes, mas só colheu decepção e frustração por todo o caminho, vindo a dar cabo de sua vida que se tornou miserável, lançando-se ao mar, em Barcelona, Espanha. Acontece que o sucessor do infeliz fazendeiro um dia descobriu em seu quintal umas pedras duras que brilhavam maravilhosamente à luz do sol, que estavam encobertas até então - uma mina de diamantes!

      Entre outros aspectos, a moral da história diz que as pessoas muitas vezes vão buscar longe a prosperidade quando ela está em seu quintal. Para atingir a prosperidade, dizia Conwell, comece onde você está, com aquilo que você é e tem - e agora! 

Outro lugar, outra hora
      Um profissional competente da área de marketing, de 45 anos, perdeu seu emprego onde ganhava bem. Ele há alguns anos vem alimentando a idéia de viver por conta própria, como consultor, por julgar que esse tipo de ocupação faria mais sentido à medida que avançasse na idade. Em decorrência do fato de ter perdido o emprego e por ter boas condições em termos de imagem, qualificação e finanças pessoais, é aconselhado a colocar em prática seu projeto agora. Porém, argumenta que não está suficientemente preparado e que deseja ficar mais alguns anos em um novo emprego, adquirindo maior qualificação. 

      Por que adiar? Comece onde você está, sendo aquilo que você já é (qualificado, experiente e livre para buscar clientes) e tem (condições ímpares, no momento) e agora! Adiar a mudança nada mais é que... fuga, deixar para uma hora imaginária e ainda inexistente do incerto futuro, sem olhar para o aqui-agora, para a oportunidade que se têm à mão. Como diz a letra da música de Geraldo Vandré: quem sabe faz a hora/não espera acontecer. O eterno adiamento é um modo de refugiar-se na fantasia, evitando aceitar os desafios da realidade.

      O mesmo se dá quando alguém com qualificação em determinada área subestima o próprio potencial e deixa de aceitar um desafio para um novo cargo, interna ou externamente. Isso é, ele tem diante de si a verdadeira mina de diamantes, mas não a percebe ou hesita em explorá-la definitivamente. Ah! Se eu tivesse uma oportunidade!, dirá, olhando para a prosperidade dos outros que souberam aceitar os desafios, e sonhando com os diamantes do quintal alheio. Mas, a sua oportunidade é essa que está diante de seus olhos - aproveite-a! Em vez de ficar buscando diamantes distantes que não existem, é fundamental que o profissional faça um bom inventário de suas próprias forças e adquira a coragem e a motivação para mudar para melhor, aproveitando o vento favorável que o mundo lhe traz.

      Seus diamantes      Antes de partir em busca da prosperidade, é sempre bom perguntar: onde estão os meus diamantes? O que tenho de bom hoje? Quem já desempenhou um cargo de supervisor de marketing com eficiência, que tem um histórico de valor, está habilitado a ocupar uma gerência, na área ou em áreas afins. Esse histórico é um patrimônio a ser explorado adequadamente - é fundamental que o profissional perceba esses "diamantes" de seu quintal. 

Quem passou dez anos na assistência técnica de uma grande e destacada empresa tem status para montar seu próprio serviço de assistência e conquistar clientes de peso. Esse status é diamante puro. 

Quem desenvolveu um bom network trabalhando em determinada área certamente poderá achar boas alternativas de negócio em que tal rede de relacionamentos será de grande valia - diamantes de verdade! O profissional que tem um título de mestre e sabe dar aulas tem um tesouro que, bem explorado, poderá garantir-lhe uma vida próspera. 

      Há uma advertência, entretanto: sonhar com prosperidade incomum, com as distantes minas de diamantes que trarão fortuna extraordinária, faz a pessoa menosprezar o que já tem de bom - e afastar-se da prosperidade em busca da ilusão, que nunca traz bons frutos. É importante descobrir os diamantes que já existem em seu quintal.

Ricardo de Almeida Prado Xavier é administrador de empresas e presidente da Manager Assessoria em Recursos Humanos.Este seu artigo foi publicado no site: www.manager.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...