Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Estudo Bíblico - O Exército de Deus


Introdução:

Guerra espiritual é hoje uma linguagem universal, todos os crentes já ouviram pelo menos uma vez este termo, não é modismo de evangelização e missões, absolutamente é uma luta que travamos constantemente contra satanás.

Nós somos soldados alistados para esta grande batalha espiritual, um soldado é um combatente, um campeão, portanto um vencedor (2 Tm 2.3) “Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.” Um soldado é parte integrante de um corpo que pode ser chamado de guarnição, destacamento, batalhão ou regimento.

Em (Jl 2.2b e 5b) “um povo grande e poderoso, qual nunca houve, nem depois dele haverá
pelos anos adiante, de geração em geração: ...como um povo poderoso, posto em ordem de batalha.” Aqui encontramos duas características marcantes do exército de Deus. Pois maior é aquele que está em nós (1 Jo 4.4) “Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” 

Nunca digas estou só, pois o Senhor Jesus afirma categoricamente: (Mt 28.20) “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Nunca mais digas: não posso, pois está escrito (Fl 4.13) “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

Vejamos objetivamente, as diversas posições a serem ocupadas no exército de Deus:


1 – Infantaria.

São aqueles que estão na linha de frente, basicamente no corpo a corpo com o inimigo: destituindo potestades, expulsando demônios, invadindo pessoalmente o território do inimigo, pisando neste território e tomando posse em nome do grande general – Jeová Shabaot ( Senhor dos exércitos). Exemplo: Davi colocou Urias na infantaria. Como também os missionários.

2 – Artilharia.

É composto pelo grupo que utiliza armas de longo alcance, como: Intercessão, combate espiritual em grande escala, Fé sobrenatural e palavras de autoridade. Exemplo: Elizeu (2 Rs 6.18) “Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu.” Jesus (Mt 8.8b) “...mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.” 
O objetivo principal da artilharia é enfraquecer as forças inimigas, atingindo alvos selecionados como: Principados, Potestades, Dominadores deste mundo tenebroso. (2 Co 10.4,5; Ef 6.12) “pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;” Bombardeando as fortalezas inimigas, o trabalho é facilitado para os infantes que estão na linha de frente, os quais, despojarão o inimigo, tomando-lhe as vidas preciosas e transportando-as para o reino da luz. (Is 49.25) “...

Resultado de imagem para camiseta camuflada soldado de CRISTO

Certamente os cativos serão tirados ao valente, e a presa do tirano será libertada; porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei.”

3 – Regimento Motorizado.

São agrupamentos que utilizam os grandes equipamentos de guerra para atingir as grandes massas. Exemplo: O rádio, a televisão, os grandes seminários, seu objetivo principal é lançar de uma só vez toneladas de sementes da palavra de Deus. (Is 40.9) “Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.”

4 – Engenharia.

É o grupo dotado de uma capacidade especial de engendrar, arquitetar, planejar meios através dos quais é aumentado, facilitando e ampliando o poder de fogo do exército de Deus. São as técnicas e táticas especiais do Espírito Santo (O grande Ensinador), que nos leva a resultados surpreendentes. 

Deus sempre levantou e treinou os seus engenheiros de guerra, exemplo:

-Moisés (Ex 17.11) “E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.”

-Josué (Js 10.12b) “...e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom.” 

-Josafá (2 Cr 20.22ª) “Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir,...”

-Paulo e Silas (At 16.25,26). Utilizando-se de artifícios, humanamente loucos, estes homens venceram batalhas e situações humanamente impossíveis.


5 – Comunicações.

O elemento deste agrupamento tem como missão promover o apoio de comunicações necessária àqueles que o recorrem ou dele dependem. Existem tanto as comunicações ativas, que dão diretrizes de ataque; quanto a passiva, que visam preservar do perigo eminente. 

Em ambos os casos, Deus utiliza com freqüência os seus profetas, conforme (Am 3.7) “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” E não com menos freqüência a sua palavra (Hb 1.1)

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,” exemplo: a extratégia através de Jaaziel (2 Cr 20.14-17); aviso através de Elizeu (2 Rs 6.6).

Resultado de imagem

6 – Suprimento.

Visa promover o suprimento regular e extraordinário, tanto da necessidade básica de sobrevivência e bem estar do soldado, quanto, dos equipamentos e munições por ele utilizados. Exemplo: Davi, antes de se tornar rei, assistia seus irmãos, na batalha, com mantimentos (1 Sm 17.15,17,18). Mas Deus queria Davi era no meio da batalha como um soldado.

7 – Departamento Médico.

Este grupo de forma especial cuida do tratamento e recuperação dos feridos e doentes. Cuida também da saúde preventiva da tropa. Num combate há sempre aqueles que por um ou outro motivo são feridos e necessitam de cuidados especiais. Exemplo: Parábola do Bom Samaritano (Lc 10.34-37).

Conclusão:

Esta luta contra as trevas envolve todos os crentes, seja qual for seu dom ou vocação. Fazer evangelismo é fazer guerra contra as trevas, é tirar da cegueira espiritual os cativos de satanás. (2 Co 4.4).

Autor: Vilmar Henrique Martins

19 comentários:

  1. Glória a Deus! Muito edificante. Que o Senhor Jesus continue usando grandemente a sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse estudo!! Vou ministrar dentro do quartel do exercício em Manaus.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e edificante. Irá me ajudar muito, pois o tema do nosso congresso deste ano é sobre o Exercito de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e edificante. Irá me ajudar muito, pois o tema do nosso congresso deste ano é sobre o Exercito de Deus.

    ResponderExcluir
  5. muito bom gostei,,parabens

    ResponderExcluir
  6. Muito bom me ajudou entender o lado espiritual da batalha obrigado

    ResponderExcluir
  7. Era tudo que o Espirito Santo ministrou ao meu coraçao na minha oraçao da manha, perfeito de mais, muito bem esplanado em palavras a revelaçao do Espirito Santo. A igreja é um "hospital" mas somente par os que chegam, após tratados a igreja se torna campo de guerra e nós os soldados, o problema é que a igreja se sente a eterna vitima ela não mais quer vestir sua vestimenta de guerra e ser soldado.

    ResponderExcluir
  8. Estamos na guerra mas damos mais que vencedor na guerra com soldados de Cristo a batalha é dura mas somos vendedor e luz e água e sabedoria paz e felicidades e esperança em Deus

    ResponderExcluir
  9. muito top gostei.Deus nos abençoe.enos faça um soldado realmente, nas instruções do Espírito Santo.amem

    ResponderExcluir
  10. Maravilhosos me ajudou em um tema para evajelimo

    ResponderExcluir
  11. Muito bom não tem arma melhor quê a nossa fé

    ResponderExcluir
  12. Estou muito contente com essas informações

    ResponderExcluir
  13. A igreja é um exército que deve estar sempre pronto para a batalha.
    A igreja é um hospital que deve ter sempre em mãos o remédio para curar.
    FIRMES E FORTES, O SENHOR É CONOSCO!
    Alguns minutos de leitura que me fortaleceram. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  14. Estudo muito bom pata edficao dss nas bidas

    ResponderExcluir
  15. Já peguei esse estudo e transformei em uma apresentação das crianças para o Congresso. Deus te bendiga

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...