Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Carnaval Gospel. Pra quem pensa que já viu de tudo.


Pastor Reinaldo Ribeiro

"Um pouco de fermento leveda a massa toda"(Gálatas 5.9-13)

Eu tenho o hábito de fazer duas coisas logo nas primeiras horas da manhã, assim que acordo: agradecer a Deus pela vitória de mais um dia concedido e verificar meu correio eletrônico, onde recebo muitas mensagens de irmãos missionários mundo a fora, de recados e perguntas dos meus leitores e de pedidos de oração. 

E hoje me chamou atenção a mensagem enviada por um determinado irmão que se mostrava profundamente indignado com a decisão tomada pelo pastor de sua igreja e com o total apoio da mesma, que havia decidido formar um bloco de carnaval gospel, com direito a samba enredo, coreografia e abadás.

Segundo as palavras deste irmão, o pastor alegou que trata-se de uma estratégia evangelística e que ele (o pastor) considera um ato de covardia o fato dos cristãos se retirarem nesses dias. Eu já tinha conhecimento de que absurdos dessa natureza estão acontecendo em larga escala por todo Brasil. 

Mandei uma resposta de apoio e incentivo ao irmão e depois me peguei refletindo sobre toda a minha trajetória de fé, de como se portava a igreja cristã no final dos anos 80, quando aceitei a Cristo, e da forma como ela se acha atualmente. Percebi quão ampla tem sido a decadência moral, teológica e espiritual daqueles que se dizem filhos de Deus. A que ponto nós chegamos!

Hoje nos deparamos com igrejas fazendo shows, preparando grupos de dança e coreografia, teatros, marchas para Jesus, e vários entretenimentos para se manter estável num mundo cheio de novidades e diversificado. É como se a igreja se sentisse na obrigação de apresentar sua própria versão para tudo que é criado e apreciado pelo mundo.

Algumas atividades são interessantes, mas deve haver equilíbrio, por exemplo o teatro, o qual entendo ser uma boa ferramenta de abordagem e preparação para um evangelismo, porém, quando é apenas uma apresentação de talentos, sem mensagens bíblicas fundamentadas, e se utiliza da igreja, tomando a vez da Palavra, acaba se tornando um instrumento humano indigno do reino. 

Assim também, podemos nos referir a tantas outras novidades que estão tornando o culto cristão num verdadeiro picadeiro de espetáculos.

"É como se a igreja se sentisse na obrigação de apresentar sua 
própria versão para tudo que é criado e apreciado pelo mundo."

Entretanto, é possível perceber a mensagem de Paulo aos gálatas alertando-os acerca de suas liberdades, e mostrando-os, o quanto eles deveriam se preocupar em não se comparar ou se deixar levar por aspectos de riscos carnais. 

Devemos ter estratégias para sermos entendidos, mas não precisamos entrar em assimilações, adaptações, competições ou demonstrar a nossa capacidade em elaborar eventos. Se o mundo faz carnaval, agora alguns evangélicos criam blocos de carnaval e adequam as suas ideias "cristianizadas" e saem tentando atrair mais pessoas que o bloco secular.

Se os homossexuais fazem parada gay, alguns evangélicos montam suas marchas e saem com suas bandeiras aos berros, como forma de dizer, que também possuem um povo grande. Se as boates seculares estão cheias de jovens, alguns evangélicos criam baladas gospel. Se o mundo aprecia o ambiente dos bares, por que não criar o bar gospel, apenas removendo o álcool da cerveja?

Se a música mundana produz ritmos para escravizar todo tipo de gente sem cérebro e possui até mesmo uma fonte ideal para divulgá-la, no caso a rede globo, o público evangélico também já pode contar com versões gospel de forró, axé, funk, samba etc e cresce os olhos dos cantores que se dizem cristãos, os quais se atiram na emissora, que é a maior denegridora e insultuosa da mensagem de Cristo neste país.


Assim como os defensores do "carnaval gospel", eles dizem que lá estão por motivos evangelísticos, mas tudo que conseguimos avistar é o enriquecimento dessas pessoas e o aumento crescente da falta de respeito para com todos os valores éticos, morais, familiares e cristãos.

De forma alguma o evangelho puro admite que imitemos o mundo e o vivamos travestidos de aparência secular, mas, ensina que devemos estar preparados para alcançar aqueles, que têm prazer nestas coisas e então transformá-los com a revelação bíblica (escrituras) a ponto de se alegrarem com o viver piedoso e não precisarem desses atrativos terrenos e destruidores.

O verdadeiro evangelho ensina, ainda, que devemos ser sal e luz da terra (Mc 5.13-14) para ajudar a diminuir o sofrimento humano e revelar a verdade bíblica, mostrando-os, que Jesus substituiu a cada um de nós naquela cruz e que Ele é suficiente para a nossa salvação, paz e felicidade e que está vivo e presente todos os dias!! 

(Mt 28.20) "estarei convosco todos os dias..." 


(Jo 3.16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna".

Um pouco de fermento já é suficiente para levedar a massa, mas se estamos num inegável nível de fermento exagerado, então isso explica porque encontramos em nossos dias as situações citadas acima.

Se por um lado a igreja não deve se esconder em retiros ou vigílias, por medo do diabo ou covardia, por outro ela não precisa entrar na dança do inferno, literalmente, para ocupar uma suposta posição resgatadora. Isso denuncia que o verdadeiro medo e covardia se manifestam naqueles que não admitem sua incapacidade de optarem por uma vida de santidade!

Balada gospel. Boate gospel. Carnaval gospel. M.M.A gospel.Bar gospel, etc... Só falta agora o inferno gospel.


Voltemos ao evangelho puro e simples de Cristo. O $how das heresias tem que parar!


3 comentários:

  1. Depois do voto no fascismo... o que há de mal nisso ? larga de ser hipócrita.

    ResponderExcluir
  2. Jesus era um grande socialista, basta tu ler a bíblia que tu vai perceber... que venha agora o motel gospel que nada será mais degradante que eleger um apoiador da tortura, um fascista, um preconceituoso, um violento...

    ResponderExcluir
  3. depois dessas eleições ficou claro o que é ser cristão e o que é ser evangélico dessas igrejas....

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...