Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O vilão de "Capitão América 3 'não é o Homem de Ferro - é a NSA

O vilão de "Capitão América 3 'não é o Homem de Ferro - é a NSA


Em 2014, é fácil pensar em Capitão América como um pouco de uma tarefa difícil. Ele é uma figura de uma época anterior, e trazê-lo para a idade moderna sempre significou uma dança entre retcons Sly and hokeyness rodeios. Ele também é um pé no saco, defendendo idéias abstratas de justiça e de liberdade quando um monte de outros heróis se contentam em apenas explodir o cara mau e seguir em frente. E depois há aquele nome: Quando o primeiro filme Cap estreou na Coréia do Sul , que tinha o título despretensioso The First Avenger. Após 60 anos de bases militares, com a "América", em nome de seu herói tornou-se um passivo marketing.

NA GUERRA CIVIL, VAMOS VER AS COISAS FICAM AINDA MAIS SOMBRIO

Até agora, a solução da Marvel foi trazer frente ao conflito e ao centro, com base em questões profundas sobre o poder americano que se tornaram recentemente relevante na esteira dos vazamentos Snowden. O Winter Soldier era desolador, traindo um pessimismo real sobre as operações de inteligência dos Estados Unidos, e se o terceiro filme segue o enredo Guerra Civil Marvel como sugeriu , vamos ver as coisas ficam ainda mais sombrio. ( Principais spoilers à frente , para ser avisado.)

A maior parte da série é sobre a luta entre o Homem de Ferro e Capitão América sobre a Lei de Registro de Super-Herói, que se torna um substituto para questões mais amplas de liberdades civis e controle do governo. No pico da série, Cap é morto por agentes do Caveira Vermelha depois de se render ao governo, um símbolo do fracasso final do projeto de registro. Quando os quadrinhos Guerra Civil saiu em 2006, foi uma declaração sobre a guerra do Iraque, como a pressa de luta tinha deixado para trás alguns valores fundamentais americanos. Oito anos depois, as idéias parecem ainda maiores.

De muitas maneiras, era o lugar natural para assumir o personagem. Cap não se trata apenas de lutar as batalhas do país, lembre-se: ele deu a Hitler um soco no queixo um ano inteiro antes que os EUA entraram na guerra. No seu melhor, ele representa idéias maiores sobre liberdade, democracia e liberdade, lutando contra o fascismo em todas as suas formas . Coloque em uma linguagem mais simples do Cap: "Eu não gosto de valentões, onde quer que eles são." Ele é inflexível, mesmo quando o resto do mundo está pronto para tomar atalhos morais ou políticos. E em 2014, a luta contra o fascismo é mais complicado do que parece.

"EU NÃO GOSTO DE VALENTÕES, ONDE QUER QUE ELES SÃO."

Marvel já começou a jogar fora essa dinâmica nos filmes. Uma vez que ele é descongelado, Cap, literalmente, não reconhece o país que está lutando, e passa a maior parte de Os Vingadores lembrando agentes escudo do patriotismo simples que tinham há muito abandonada. O Winter Soldier vai mais longe, propondo uma América em que o governo tinha sido tomado pelos fascistas que estavam usando vigilância e grande de dados algoritmos de profundidade para identificar e assassinar dissidentes.   

Em vez da NSA, temos um bunker em New Jersey, com fileiras de computadores reel-to-reel que poderiam ter sido tirados diretamente de Fort Meade circa 1975 . Para executar as mortes, fomos voando porta-aviões, o que falha mais do que cinematograficamente um drone Predator. A crítica NSA não era perfeito , mas era difícil sair do cinema sem sentir mais paranóico do que quando entrou. A luta contra o fascismo é agora uma briga dentro do governo dos Estados Unidos, ou mesmo contra ela.

Como ele teria sorte, a versão da vida real de que o conflito já está chegando aos cinemas em Laura Poitras CitizenFour documentário , seguindo a excitação ea paranóia real que acompanhou a fuga de Snowden de Hong Kong e, eventualmente, da Rússia. Vê-lo de volta para trás com The Winter Soldier e você verá muitas das mesmas batidas: um adversário sombrio, uma drive USB criptografado cheio de segredos, um apelo de última hora para a ajuda do público em geral. 

Snowden ainda tem alguns discursos Cap-esque, soltando frases como "eu sou mais dispostos a arriscar prisão ... do que eu estou disposto a arriscar o cerceamento da minha liberdade intelectual ea daqueles ao meu redor." É claro que, às vezes, essa luta significa ir de metro, ficando fora do alcance das forças armadas dos EUA - mas não é nada que você não viu nos filmes. A história está no ar, mesmo que ninguém sabe exatamente o que dizer sobre isso.

É difícil dizer se os cineastas continuará que se comparam em Capitão América 3, mas eles seriam tolos se não. Comics funcionam melhor quando eles capturam algo como isto, se é otimismo New-Deal de Jack Kirby ou fatalismo urbana de Frank Miller. Até agora, a Marvel Cinematic Universe não tomou muito de uma posição sobre tom. Tem sido muito ocupado definindo-se, recebendo todas as peças no lugar. Mas os novos rumores da guerra civil sugerem que pode estar prestes a mudar. Cap está ficando mais escuro e começando a lidar com idéias reais sobre o papel dos EUA no século 21. Se Marvel joga-lo direito, pode ser a coisa mais interessante que aconteceu nas salas de cinema nos últimos anos.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...