Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Estudo Bíblico - O Que Significa Filha de Sião?


Salmo 87:2-3 diz: "o SENHOR ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó. Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!" 

Sendo citada mais de 150 vezes na Bíblia, a palavra “Sião” essencialmente significa “fortificação”. Na Bíblia, Sião é a cidade de Davi e a cidade de Deus.

À medida que a Bíblia progride, a palavra Sião deixa de se referir à cidade física e passa a assumir um contexto espiritual.

Antes de explicarmos o significado da expressão “filha de Sião”, precisamos também compreender o que significa “Sião” na Bíblia. A palavra “Sião” tem pelo menos quatro
aplicações diferentes na Bíblia:

(1) A fortaleza construída pelos povo jebuseu no monte Sião e que foi conquistada posteriormente pelo rei Davi e foi chamada posteriormente de cidade de Davi (2Sm 5.7).

(2) O monte, antes chamado de Moriá, onde foi construído o templo de Salomão (2 Cr 3.1). Você já deve ter ouvido a expressão monte Sião (Sl 133.3)

(3) A cidade de Jerusalém (2 Rs 19.21) ou a terra de Israel (Is 34.8)

(4) O céu (Hb 12.22)

A palavra “Sião” é mencionada pela primeira vez na Bíblia em 2 Samuel 5:7: "Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi." Sião, portanto, era originalmente o nome da fortaleza jebusita na cidade de Jerusalém.

Sião passou a significar não só a fortaleza, mas também a cidade onde a fortaleza se encontrava. Depois que Davi capturou "a fortaleza de Sião", Sião passou a ser chamada de "a Cidade de Davi" (1 Reis 8:1; 1 Crônicas 11:5; 2 Crônicas 5:2).

Quando Salomão construiu o Templo de Jerusalém, a palavra Sião expandiu o seu significado para incluir também o Templo e a área ao seu redor (Salmo 2:6; 48:2,11-12; 132:13). Sião foi eventualmente usado como um nome para a cidade de Jerusalém, a terra de Judá e o povo de Israel como um todo (Isaías 40:9; Jeremias 31:12; Zacarias 9:13).

O uso mais importante da palavra Sião é em seu sentido teológico. Sião é usada figurativamente de Israel como o povo de Deus (Isaías 60:14).

O significado espiritual de Sião continua pelo Novo Testamento, onde recebe o significado Cristão do reino espiritual de Deus, a Jerusalém celestial (Hebreus 12:22; Apocalipse 14:1).

Primeiro Pedro 2:6: "Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado."

Assim, concluímos que o uso da expressão “filha de Sião” aponta em alguns textos para a cidade de Jerusalém especificamente (por exemplo em Is 52.2) e em outros textos aponta para toda a terra de Israel (por exemplo em Mateus 21.5).

Autor: Wellington Fernandes 

Divulgação: EstudosGospel.Com.BR 

10 comentários:

  1. Fico feliz por pessoas que amam ao senhor, e na sua lei meditam de dia e de noite. Louvado seja o nosso Deus. Muito boa a exegese.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem entendi sobre a palavra Sião.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem entendi sobre a palavra Sião.

    ResponderExcluir
  4. Eu também compreendi melhor o sentido agora, mas, é interessante que, mesmo sem saber exatamente, O Espírito Santo de Deus dá discernimento espiritual. Eu Já compreendia, mesmo antes de ler este tão bem explanado contexto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Sião seja nossa Esprança de um dia lá morarmos, façamos o bem para alcançarmos está glória .

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...