Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Em tom provocativo, Suécia reconhece oficialmente Estado palestino


AFP Photo / Jack Guez
7,4 KM1,1 KM829

Suécia reconheceu o Estado da Palestina ocupada oficialmente, de acordo com o seu Ministério das Relações Exteriores. O escandinavo tornou-se o primeiro estado da Europa Ocidental UE a reconhecer os territórios. Israel não está satisfeito.

A notícia segue uma dica mais cedo pelo primeiro-ministro Stefan Lovfen em seu manifesto social-democrata, durante seu discurso de posse, em outubro, que isso iria acontecer. A idéia foi rapidamente recebido com críticas dos Estados Unidos e Israel.

"Nossa decisão vem em um momento crítico, porque ao longo do último ano, vimos como as conversações de paz estão paralisadas, como as decisões sobre novos assentamentos em terras palestinas ocupadas têm complicado a solução de dois Estados e como a violência voltou a Gaza", o ministro do Exterior Margot Wallström, a repórteres.

"Ao fazer a nossa decisão queremos trazer uma nova dinâmica ao processo de paz estagnado."

"O reconhecimento de hoje é uma contribuição para um futuro melhor para uma região que tem por muito tempo sido caracterizado por negociações congelados, destruição e frustração", ela escreveu mais cedo na quinta-feira no Dagens Nyheter.

"Alguns vão afirmar esta decisão vem cedo demais. Eu tenho medo, sim, de que é tarde demais."

O líder palestino Mahmoud Abbas já saudou o "histórico" movimento pela Suécia. "O presidente Abbas saúda a decisão da Suécia", Nabil Abu Rudeina, porta-voz do líder à AFP.

A reação de Israel seguiu logo depois: "A decisão do governo sueco para reconhecer um Estado palestino é uma decisão deplorável que só reforça elementos extremistas e rejeição palestina", disse o ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman do Estado judaico.

Wallstrom rejeitou as acusações de que a Suécia estava tomando nenhum lado na questão.

Os territórios muçulmanos conturbados da Cisjordânia e da Faixa de Gaza vêm buscando autonomia de seus ocupantes judeus há décadas, com muitas pessoas terem morrido em um dos confrontos mais prolongadas e sangrentas da história.



O presidente palestino, Mahmoud Abbas (AFP Photo / Abbas Momani)

Os palestinos têm neste momento também pressionaram para jogadores estrangeiros a aceitar o seu pedido de um Estado soberano.

Aqueles que lutam para a Palestina - atualmente Hamas - são rotulados como "terroristas" por parte de Israel, de modo Wallstrom acha uma voz deve ser dada ao que ela vê como a parte mais moderada da população.

O político acredita que isso irá colocá-los em pé de igualdade com Israel nas negociações de paz que, historicamente, muitas vezes Solha.

"Os membros da UE confirmou em 2009 a sua disponibilidade para reconhecer o Estado da Palestina, quando era apropriado", disse Wallström.

"Estamos agora prontos para assumir a liderança. Esperamos que este pode mostrar o caminho para os outros."

Ela acrescentou que o fato de que os palestinos não têm pleno controle de suas terras ou têm fronteiras fixas não deve ser um obstáculo para o reconhecimento internacional.

A votação na Assembleia Geral da ONU em 2012 garantiu um Estado palestino de facto, apesar de um "sim" da maioria dos membros da União Europeia ainda está pendente. Enquanto a Suécia é o primeiro membro da União Europeia na Europa Ocidental ter reconhecido o estado, Bulgária, Chipre, Malta, Roménia, Polónia e República Checa tenha feito isso.

Islândia - o único membro não-UE no pacote, também reconheceu o Estado palestino.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...