Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 6 de maio de 2014

Heresias do Espiritismo: "Jesus é um homem divinizado, e não um deus humanizado". Refutação Bíblica!


Por Irineu Siqueira Neto

Espiritismo kardecista, necromancia elegante!

"Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?"

Novamente essa seita chamada Espiritismo Kardecista tenta diminuir e menosprezar a Divindade do Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, e de novo ele, o senhor José Reis Chaves elabora um artigo em sua coluna no jornal O Tempo de Minas Gerais, que corrobora para esta inconcebível blasfêmia. Só podia ser o Chaves mesmo!

Perceba que já no título do texto começa a afronta, não sei se a comete de forma consciente, mas a comete, sem querer querendo! 

Se eles não seguem a Bíblia de forma correta, por que então a utilizam como livro de regras?

Segue o texto original e a refutação logo em seguida:

Jesus é um homem divinizado, e não um deus humanizado 

Respeitemos o dogma de Niceia (325), que proclamou que Jesus é outro Deus, mas pela Bíblia, Ele é Filho de Deus.

O Enviado de Deus é um homem tão perfeito que os teólogos, ainda na infância da teologia, viram Nele outro Deus! “Mas entre Deus e Jesus há um abismo” (Ário). Aliás, o próprio Jesus ensinou o monoteísmo, ou a crença num Deus único.

O dogma fala que as pessoas trinitárias é que são três, mas que Deus é um só. Porém é um ensino contraditório, pois afirma também que Jesus é Deus, e até diz que quem não aceita que Jesus é Deus não é cristão. Mas é Jesus mesmo que diz que seus discípulos são aqueles que se amam uns aos outros, não sendo, pois, os que creem em algumas doutrinas criadas e impostas pelos teólogos pela força, e não expostas pela razão.

E eis alguns exemplos bíblicos de que Jesus não é Deus, mas como nós é filho de Deus, e, consequentemente, Ele é também nosso irmão: “Ao jovem rico, que O chamou bom Mestre, Ele diz: Por que me chamas bom? Bom só Deus o é” (Mateus 19: 17). Sem comentários.

Na Ressurreição ou aparição a Maria Madalena, Jesus lhe ordena: “Vai ter com meus irmãos e dize-lhes que eu subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus” (João 20: 17). Se Jesus é nosso irmão, Ele não pode ser Deus.

“Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4: 6). Dispensa-se comentário.

“A vida eterna consiste, oh meu Pai, em te conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e em conhecer a Jesus Cristo, a quem tu enviaste” (João 17: 3). Sem comentários.

“O Pai é maior do que eu” (João 14: 28). Se Jesus fosse Deus mesmo, Ele seria igual ao Deus Pai, e não inferior a Ele.

Sobre quando será o fim dos tempos, não do mundo, Jesus disse: “Quanto a esse dia e essa hora, ninguém o sabe, nem os anjos que estão no céu nem o Filho; só o Pai o sabe” (Marcos 13: 32). Se Jesus fosse também Deus, Ele o saberia.

“Meu Pai, que me enviou, é quem, por seu mandamento, me prescreveu o que devo dizer e o que devo anunciar” (João 12: 49). Quem envia é superior ao enviado, que é, pois, subordinado ao “enviador”. Se Jesus fosse Deus verdadeiro, Ele viria por sua própria decisão. Ademais, o que Ele ensina não é Dele.

“Eu e o Pai somos um” (João 10: 30), ou seja, Jesus está em sintonia com a vontade do Pai. Mas é Ele próprio quem diz que nós também devemos ser um com Ele e o Pai: “A fim de que, Pai, assim como tu estás em mim e eu em ti, eles sejam do mesmo modo um em nós” (João 17: 21).

As nossas reencarnações são para nós divinizarmo-nos, tornando-nos, pois, cada vez mais semelhantes a Deus em perfeição. E Jesus e todos nós somos deuses (João 10: 34; e Salmo 82: 6), mas relativos. Deus absoluto é só o Pai.

Deus, por ser imutável, não evolui e menos ainda regride. E, se Ele se humanizasse, Ele regrediria e poderia até estar sujeito ao pecado! Jesus, pois, é um homem que se divinizou, aperfeiçoando-se (Hebreus 5: 9) e, portanto, é nosso modelo para a nossa busca evolutiva e a nossa consequente divinização, à proporção que nós nos vamos tornando realmente semelhantes a Deus pelo nosso aperfeiçoamento.


Agora segue a refutação que também já encaminhei ao autor do texto:

Por toda Bíblia, JESUS é um DEUS Humanizado! 

Prezado senhor José Reis Chaves, vamos deixar de lado todos os concílios católicos pois os mesmos não geraram nenhum fruto para arrependimento. 

Eu sei que o senhor pensa ser o Protestantismo um filho da Igreja Católica, no entanto, eu acredito que a Reforma Protestante não possui mais nenhum traço doutrinário relevante em semelhança com o Catolicismo. 

A não ser algumas sentenças escritas por bispos católicos que estão de acordo com a Bíblia.

Após analisar o seu texto e checar cada trecho Bíblico utilizado por vossa senhoria, chego à conclusão que a Bíblia afirma nitidamente que JESUS CRISTO é um DEUS humanizado!

“JESUS foi tão humano que só podia ser DEUS” 
(Fernando Pessoa)

Antes, eu gostaria de deixar uma questão acerca da doutrina Kardecista, se na ocasião da Consumação deste Século, nós veremos JESUS como ele é, assim como está descrito em 1 João 3-2, como ficarão os espíritos imaturos que ainda não alcançaram o nível espiritual de JESUS? Serão jogados à perdição eterna sem chance de evoluírem? 

Não obstante, CRISTO morreu pelos pecados do mundo todo “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” 1 João 2-2, onde a evolução espiritual se encaixa? 

E como um espirito pode evoluir se ele não se lembra da vida passada? 

Suas reencarnações seriam um infindável espancamento em ponta de faca, pois ele não possui a sabedoria advinda dos erros do passado, que nos dão experiência de vida, e os repetiria de forma até inocente pois o mesmo não possui lembrança alguma para saber que aquilo que pretende fazer será um erro!

A partir daqui, vamos especificar o que realmente quer afirmar cada passagem aplicada ao seu artigo.

- “E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17

Todas as doutrinas que questionam a Divindade de JESUS sempre utilizam esse texto em suas elucubrações. É claro que CRISTO é bom e é Amor (Jo 15-13; At 10-38), no contexto ali representado, JESUS queria que o Pai fosse glorificado com Ele:

“Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.” João 17:4. 

Notamos, no contexto, que o jovem rico buscava lisonjear a JESUS para obter reconhecimento da parte do Mestre, e não por que ele reconhecia a deidade de CRISTO, pela tentativa de bajular JESUS ele levou aquela secada!

- “Vai ter com meus irmãos e dize-lhes que eu subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus.” (João 20: 17)

O fato de JESUS chamar o Pai de seu DEUS, é perfeitamente inteligível, pois para colocar o Plano de Salvação de DEUS em prática e ser um modelo para que os seres humanos imitassem:

“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (1 Coríntios 11:1) 

Era necessário que CRISTO em tudo se assemelhasse aos seus “irmãos” humanos na terra (Hebreus 2-17). 

Portanto, neste sentido, deveria tratar DEUS o Pai, como seu DEUS, não usurpando ser igual a DEUS (Filipenses 2-6), mas prestando reverencia a DEUS, desta forma, devemos fazer isso igualmente eternamente. 

- “Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Efésios 4: 6). 

JESUS é o único membro da Trindade que tomou corpo físico, efetuando a Kenósis. Quando a Bíblia afirma que há um DEUS não está com isso negando a divindade de CRISTO, o que pretende é ilustrar a existência de vários espíritos: O Espirito Santo, o espirito dos Anjos, inclusive os caídos, e o espirito humano. 

O Apóstolo Paulo tinha em mente ao escrever esse texto era a intenção de promover a unidade da Igreja, ele não está neutralizando a divindade de JESUS.

- “A vida eterna consiste, oh meu Pai, em te conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e em conhecer a Jesus Cristo, a quem tu enviaste.” (João 17: 3). 

* “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” 1 João 5:20 

E agora? O mesmo escritor Bíblico entrou em contradição? 
Em um momento ele afirma DEUS Pai ser o único, e em outro chama JESUS de DEUS Verdadeiro!

O fato de DEUS Pai ser chamado de único DEUS não exclui a deidade absoluta do Filho, vejamos:

* “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1 

Senhor José Reis, no seu artigo: “O verbo era Deus e se encarnou na humanidade, mas não é a divindade” você afirma erroneamente que o nome de JESUS CRISTO significa Verbo, assim sendo, partindo deste vossa assertiva, embora equivocada, você mesmo afirma que JESUS sendo o Verbo é DEUS, segundo essa passagem que acabei de lançar mão, pois o Verbo era DEUS!

* “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.” (João 8:58) 

Quem mais poderia ser o EU SOU se não o Próprio DEUS? 

* “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” Êxodo 3:14

E da mesma forma que JESUS é o único Senhor (1 Coríntios 8-6) não exclui o senhorio do Pai, que também é chamado de Senhor ao longo de toda a Escritura. O Pai não é o Filho e nem o Filho é o Pai, eles são pessoas distintas que compõem junto com o Espirito Santo a unidade trina da Divindade. 

Crer em JESUS e negar sua Deidade é uma crença falsa, é algo inconcebível associar a Vida Eterna a DEUS e a uma criatura, se o Filho não fosse divino.

- “O Pai é maior do que eu.” (João 14: 28). 

Nesta ocasião CRISTO está falando como homem (Filipenses 2-6) pois ali estava exercendo plenamente a sua Kenósis. 

A humanidade de CRISTO, ou seja, a sua subordinação ao Pai, dirigida pelo Espirito Santo, foi uma condição humana para o seu Messianismo, contudo não depõe contra a Divindade de JESUS. Ele se tornou homem e, como homem, submeteu-se ao Pai durante sua vida humana. 

O Filho abdicou de sua condição Divina para temporariamente viver como um humano.

Como DEUS, JESUS é igual ao Pai: Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: 

* “Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.” João 14:9-11 

E como homem é inferior ao Pai: 

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14

Se esse termo “O Pai é maior que eu” pronunciado pelo próprio Cristo, se fosse um ensinamento Bíblico que negasse sua Divindade, seríamos obrigados a aceitar JESUS sendo inferior até mesmo em relação aos Anjos, pois como pode ser conferido em Hebreus 2-9: 

“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” 

Quando CRISTO fala que o Pai é maior ou que Ele é o DEUS verdadeiro, e devido somente por ocasião da sua temporária humanidade; esta circunstância humana se fez necessária para que CRISTO enfrentasse a morte e a vencesse, pois somente pelo confronto se estabelece o vencedor, e assim ele assumiu todo a Autoridade para nos conceder Vida Eterna.

No documento Tomo de Leão: “Assim, intactas e reunidas em um a pessoa, as propriedades de ambas as naturezas, a majestade assumiu a humildade, a força assumiu a fraqueza, a eternidade assumiu a mortalidade e, para pagar a dívida da nossa condição, a natureza inviolável uniu-se a natureza que pode sofrer. 

Desta maneira, o único idêntico mediador entre Deus e os homens, homem Jesus Cristo, pôde, como convinha a nossa cura, por um lado, morrer e, por outro, não morrer. O verdadeiro Deus nasceu, pois, em natureza cabal e perfeita de homem verdadeiro, completo nas suas propriedades e completo nas nossas [totus in suis totus in nostris]. 

- “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.” Marcos 13:32. 

Essa é fácil!
JESUS não poderia usar de forma seletiva, assim como o Pai, a sua capacidade de conhecimento? 

Vamos entender, na ocasião que DEUS pediu a Abraão seu filho em sacrifício ele não sabia o resultado? Ou DEUS não sabia do paradeiro de Adão? 

Também não sabia o que estava ocorrendo em Sodoma e Gomorra? Enquanto humano, JESUS utilizou uma hipérbole para demonstrar que a data do “fim do mundo” não seria do conhecimento de nenhum ser humano. E ainda assim muitos tem a prepotência de marcar tal data e outros incautos acreditam!

- “Meu Pai, que me enviou, é quem, por seu mandamento, me prescreveu o que devo dizer e o que devo anunciar.” (João 12: 49). 

Você considerar que o Plano de Salvação da humanidade pode ser feito por alguém “inferior” me obriga, a deixar de lado semelhante comentário.

- “Eu e o Pai somos um.” (João 10: 30). Agora é a minha vez: sem comentários!

“Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.” Salmos 82:6 

Tal entendimento é falso, pois o termo em questão não afirma ‘sereis DEUS” mas “sois deuses’’ que é uma ironia em virtude das maldades, injustiças e impiedades desse povo, e muito menos que podemos evitar a nossa morte ou alcançar um porte Divino. 

Antes nos ensina que por causa da queda, o homem se tornou semelhante aos falsos deuses deste mundo: corruptíveis e mortais 1 Coríntios 15; em João JESUS repetiu o mesmo trecho aos seus acusadores. E ao fazer isso, tinha dois objetivos em mente:

1° demonstrar-lhes que não entendiam suas próprias Escrituras, por isso não estavam em condições de condena-lo ao afirmar que era DEUS;

2° demonstrar-lhes a profundezas e o horror de sua rebelião. 

Prezado senhor José Reis Chaves, acredito ter demonstrado claramente a verdadeira abordagem Bíblica dos trechos que o senhor utilizou para dar base a seu entendimento que julgo com plena convicção se tratar de uma heresia com consequências tétricas para vossa senhoria e seus seguidores. 

Pois os Sinais da Volta de JESUS estão se cumprindo com uma precisão espantosa, e todo aquele que O negar frente aos homens será negado por Ele frente aos Anjos do Senhor.

Para os espíritas que irão me confrontar, antes de mais nada, me explique à luz do Espiritismo, se JESUS é um homem divinizado, por que Ele então é o único que nasceu de uma virgem? 

Bibliografia: 

Bíblia Sagrada Nova Versão Internacional
Bíblia Apologética de Estudo
Livro: Enciclopédia de Temas Bíblicos- Archer, Gleason

Mentoriado pelo Ilmo. Pastor Marcondes Silva

Leitura Relacionada:





Um comentário:

  1. Como pode o espiritismo achar que é Cristão?! Espiritismo é rebelião contra Deus.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...