Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 23 de março de 2014

Estudos avançados: Decifrando o livro de apocalipse

 Apocalipse decodificado
(Por Renato Teixeira)

O enigma dos gafanhotos

Essa passagem de Apocalipse 9.1-12 não pode ser devidamente entendida se for isolada da série de eventos (acontecimentos) que já vem se desenvolvendo desde os Selos e das primeiras quatro Trombetas (Apocalipse capítulos 6 e 8). Portanto, para começarmos a ter uma ideia do que João está tentando passar aqui será necessário levar em consideração o contexto desta passagem (que neste caso são os capítulos 6, 7 e 8). 

Vejamos porque:
PISTA Nº 1: ENTENDENDO O CONTEXTO DA PASSAGEM

Como já temos visto nos estudos 13, 14, 15 e 18, quando o Segundo Selo for aberto a Falsa Paz Mundial será rompida quando a Rússia (Gogue e seus aliados) acatarem Israel, dando início a uma Grande Guerra que vai liberar uma série de calamidades sobre as nações: Crise Econômica seguida de grande Mortandade decorrente da Guerra, Fome, Pestes (vírus e/ou doenças) e outras causas (Apocalipse 6.1-11; Mateus 24.6-9). O Sexto Selo descreve parte do impacto e assombro que o mundo vai sentir quando a Rússia, seus exércitos e certos países forem bombardeados com bombas atômicas (Apocalipse 6.12-17).


Após um breve intervalo (cerca de “meia hora de silêncio”) parte do mundo começa sofrer outros efeitos do uso de armas atômicas: Trombetas 1, 2, 3 e 4 (Apocalipse 8.1-12). Veja o estudo de Nº 18.

Portanto, o contexto dos capítulos 6 e 8 (dos Selos e das Trombetas 1, 2, 3 e 4) revelam um cenário de devastação provocado por conflitos militares. Ou seja: GUERRA. E mais que isso: Guerra Nuclear!

PISTA Nº 2: O CONTEXTO
IMEDIATO DO CONFLITO

Apesar dessa guerra envolver todo o mundo, devido aos efeitos que ela produzirá (como crise econômica global e os efeitos potentes e mortíferos de armas nucleares), existe um porém: o fato de que os tais efeitos terão maior impacto na região diretamente envolvida no conflito (que é o Oriente Médio - onde se localiza a nação de Israel).

Por exemplo, a grande evidência de que os tais gafanhotos atuarão em Israel está indicado em Apocalipse 9.4, que diz:

“E foi-lhes dito [aos “gafanhotos”] que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não tem nas suas testas o selo de Deus”.

E de acordo com Apocalipse 7.1-8, essas pessoas “seladas na testa” são os 144.000 (cento e quarenta e quatro mil) israelitas. Portanto, vemos novamente o Livro de Apocalipse focalizando a nação de Israel (no Oriente Médio) diretamente envolvida nos conflitos da Grande Guerra que terá início após a Falsa Paz Mundial. Veja a explicação sobre isto nos estudos de Nº 13, 15 e 16.

Agora, se os tais “gafanhotos”  atacarão somente aos homens que não tem nas suas testas o selo de Deus” - então significa que tais pessoas não fazem parte dos 144.000. E mais do que isso: esses “gafanhotos” atuarão em Israel (onde se encontrarão os 144.000 israelitas na ocasião do ataque realizado por tais “coisas medonhas”).


Vejamos, então, o que poderiam ser tais “gafanhotos” dentro do contexto (ou cenário) de uma guerra nos dias atuais.

PISTA Nº 3: O CENÁRIO NO QUAL SURGEM OS GAFANHOTOS

“... e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar” (Apocalipse 9.1)


A cena e os elementos encontrados neste verso apresentam semelhança com o cenário de um ataque sobre um local ou região petrolífera:


A APARÊNCIA DOS "GAFANHOTOS"
NO CONTEXTO DE UM CENÁRIO MILITAR E TECNOLÓGICO

 “... o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como [coisas] como coroas semelhantes ao ouro [ou seja: reluzentes, brilhante]; e os seus rostos eram como rostos de homens. Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. Tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões [ferros] nas suas caudas...” (Apocalipse 9.7-10).

Vamos relembrar que do 6ª Selo até a 5ª Trombeta, o cenário das calamidades é o resultado de uma guerra que assombra o mundo com efeitos colaterais e danos sobre a natureza e os homens. E tais “efeitos colaterais” são hoje de possível compreensão por causa do uso de armas tecnológicas (como armas atômicas ou nucleares). Ou seja, devido ao avanço científico.

Aliás, a própria Bíblia diz que um dos indicadores (ou “sinais”) do “Tempo do Fim” seria o avanço na área científica (Leia Daniel 12.4).  Sendo assim, estar atento aos avanços na área científica é importante para a compreensão de parte da Bíblia e, também, da profecia bíblica.

Confira a página 4 do estudo Nº 1, onde está dito que um dos requisitos ou condição necessária para entender o Livro do Apocalipse é: estar atento aos acontecimentos, como mudanças sociais, políticas, econômicas e avanços tecnológicos (ou seja: científicos).


Vejamos, então, como esse conhecimento ajudará (em parte) na compreensão sobre esses tais “gafanhotos”.

OS "GAFANHOTOS" VEM DA FUMAÇA

E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra...” (Apocalipse 9.1 - 3)


COMO "CAVALOS" APARELHADOS

“... o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra...” (Apocalipse 9.7).


Ou seja, havia algo nesses “gafanhotos” que lembrava “cavalos aparelhados para a guerra”. Vejamos:


Pois assim como um cavalo selado e carregado para uma viagem (como em épocas de guerra nos tempos antigos), esses “gafanhotos” que surgem, justamente em meio a um cenário de guerra, estarão “aparelhados” como “cavalos... para a guerra”. E como podemos notar, mais um vez o helicóptero de combate do tipo Apache preenche muito bem essa descrição feita pelo apóstolo João.

CORO, ROSTO DE HOMEM, CABELOS DE MULHER, DENTES DE LEÃO E CAUDA DE ESCORPIÃO

“... sobre as suas cabeças havia umas como [coisas] como coroas semelhantes ao ouro [ou seja: reluzentes, brilhante]; e os seus rostos eram como rostos de homens. Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões... E caudas semelhantes às dos escorpiões” (Apocalipse 9.7, 8).


COURAÇA DE FERRO E RUÍDO

“... tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate” (Apocalipse 9.9)

· COURAÇA DE FERRO: O dicionário define (explica) “couraça” assim: “armadura de couro ou de metal destinada a proteger as costas e o peito... chapa de aço especial, de maior espessura que o chapeamento do casco, usada para proteger os órgãos vitais dos navios de combate de maior porte” (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa). É por isso que navios de guerra também são chamados de “encouraçado”. Portanto, o que apóstolo João está procurando descrever é que os tais “gafanhotos” são blindados (cobertos ou revestidos) por ferro. O que contribui ainda mais para confirmar que ele estava procurando descrever veículos ou máquinas de combate.
· RUÍDO DA SUAS ASAS: Isto é outro detalhe impressionante. Pois o ruído (ou seja, o barulho) produzido pelo helicóptero Apache vem tanto da rotação (movimento giratório) das hélices (que João descreve como “cabelos de mulheres”), quanto (também) do motor que fica posicionado entre o que seriam as “asas” desse tipo de helicóptero. E o “ruído” de apenas um Apache é de fato estrondoso (barulhento). Logo, o de vários é ainda mais. Eis a razão de João comparar com “ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate”.
(Extraído das Anotações e Palestras de Renato Teixeira, sobre o Livro de Apocalipse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...